Créditos: ASRock

Placa X570 Phantom Gaming-ITX, da ASRock, usa coolers para Intel em vez de AMD

Medida pode parecer um erro de fábrica, mas foi tomada de propósito, na verdade

A placa Phantom Gaming-ITX da ASRock vem com um socket AM4 para processadores Ryzen, como já é deixado claro pela presença do chipset X570. Isso faria qualquer comprador imaginar que a placa vem preparada para usar coolers compatíveis com processadores AMD, mas não é o caso. Essa placa usa uma estrutura para LGA 115X, ou seja, ela foi fabricada para receber coolers feitos para processadores da Intel.

Site oficial da ASRock X570 Phantom Gaming-ITX/TB3

A ideia pode soar estranha, até parecer um erro de fábrica. Afinal, um potencial comprador dessa placa nem poderá usar o cooler stock com ela, como o competente Wraith por exemplo, o que pode especialmente frustrante para alguém que não prestou atenção nas especificações antes de escolher este modelo. Então por que a ASRock fez isso?

O próprio site Tom's Hardware, de onde vem a notícia, dá uma explicação interessante para a escolha feita pela ASRock. O lançamento dos processadores Ryzen foi um marco importantíssimo na história da AMD e garantiu o retorno da empresa à competitividade no segmento de processadores domésticos. Mas, até a chegada da geração Zen, a companhia estava "comendo poeira" em relação à Intel e essa dominância de mercado garantiu que, durante anos, diversas fabricantes tenham dado preferência para os Core na hora de garantir a compatibilidade de seus produtos.

A situação fica agrava em segmentos menores do mercado, mais de nicho, como na fabricação de produtos Mini-ITX. A lógica por trás da decisão "bizarra" da ASRock é que seu cliente comprando uma Phantom Gaming-ITX está buscando montar um sistema compacto e ele vai encontrar muito mais opções de coolers de formato baixo ou menores feitos para se encaixar em LGA 115X do que em AM4.

- Continua após a publicidade -

Será que alguém vai usar o cooler BOX da Intel com um Ryzen? Hmmmmmmm

Sacrificar, então, a possibilidade de montar o cooler stock na placa parece estranho, mas pode acabar sendo a melhor opção para quem busca montar um PC bem compacto e quer encontrar mais opções para fazer isso. Só é importante deixar bem claro para o comprador o que ele está adquirindo, se a empresa não quer deixar os atendentes de seu SAC ficando loucos, alias, faltou maior destaque para esse importantíssimo detalhe no site oficial da placa.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Tom's Hardware
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.