Créditos: Olhar Digital

Presidente reafirma promessa de realizar redução de impostos para games

Em postagem em suas redes sociais, presidente diz que vem conversando com ministro da Economia, sobre assunto

Durante o mês de junho, o atual presidente do Brasil, Sr. Jair Bolsonaro, realizou uma postagem pelo Twitter bastante animadora para nós, que curtimos hardware e games, da qual prometeu rever os impostos aplicados para produtos de tecnologia da informação e jogos eletrônicos, reduzindo a taxa de importação de tais itens.

Governo estuda reduzir impostos sobre produtos de informática e games

Muitos desacreditaram sobre tal afirmação, mas pelo visto Bolsonaro realmente está disposto a fazer isso acontecer de verdade: em uma nova publicação feita em suas redes sociais, o presidente diz que após ver um apelo de um de seus seguidores no Facebook, ele novamente promete realizar uma redução de impostos para jogos eletrônicos.

Segundo Bolsonaro, a redução seria no IPI (Imposto sobre Produtos Importados) aplicado sobre jogos, que atualmente varia entre 20% a 50%. Esse imposto já é bastante conhecido por nós jogadores, visto que ele foi um dos grandes responsáveis, por exemplo, pelo preço exorbitante de lançamento do Playstation 4, que chegou de forma oficial custando R$ 3.999.

Créditos na imagem - Tecnoblog

- Continua após a publicidade -

Além disso, o presidente justifica essa sua vontade de reduzir os impostos sobre os games pela representatividade do Brasil nessa área, que segundo ele, é o segundo maior do mundo.

Tal afirmação de certa forma é exagerada, visto o tamanho da industrial norte-americana e chinesa de jogos, mas como aponta diversas pesquisas, esse mercado vem crescendo cada vez mais em todo o mundo, e o Brasil é um dos principais países a surfar nessa onda.

A discussão sobre os impostos sobre os jogos já é de longa data, e após muito apelo, ela acabou virando de uma sugestão popular para um projeto de lei: atualmente, vem tramitando a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) n° 51, de 2017, que discute sobre a imunidade tributária sobre os consoles e jogos para videogames produzidos no Brasil. Após ser colocada em discussão no CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), foi pedido no dia 26/06 pelos senadores vista sobre o projeto, adiando assim uma primeira votação oficial sobre o assunto no Senado.

Site oficial do Senado sobre a PEC 51/2017

- Continua após a publicidade -

A julgar pelas seguidas postagens do presidente sobre jogos, que é o primeiro a falar publicamente sobre o assunto, há boas possibilidades de que num futuro próximo poderemos enfim ter preços mais justos sobre os jogos.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: EXAME
Assuntos
Tags
  • Redator: Pedro Henrique

    Pedro Henrique

    Formado em Informática e tecnólogo em Jogos Digitais, amante de games (principalmente os de corrida), curte uns hardwares e assim como Pink e o Cérebro, buscando o plano para dominar o mundo.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.