Créditos: TechPowerUp

Processadores da AMD dominam quase 69% do mercado japonês de computadores DIY

Pesquisa realizada com os principais varejistas do país revelam aumento nas vendas das suas CPUs

Com o recente lançamento dos novos processadores Ryzen de 3ª geração a AMD teve um aumento considerável no número de vendas das suas CPUs. Apesar de ainda não termos muitos números oficiais liberados pela empresa, as primeiras estimativas do impacto das novas soluções começaram a dar as caras em alguns sites especializados e o resultado parece ser bastante positivo.

ANÁLISE: AMD Ryzen 9 3900X chega com 12 núcleos e põe pressão no 9900K

O site PC Watch divulgou recentemente uma pesquisa realizada com os dados de venda dos principais varejista do país e constatou que 68,6% do mercado japonês de computadores montados pelos próprios consumidores são equipados com um processador da AMD. A análise foi feita com o resultado de vendas de grandes varejistas como Amazon Japão, Bic Camera e Edion e a conclusão foi definida através de um comparativo realizado em setembro de 2018, quando a AMD detinha apenas 20% do mercado de computadores DIY (Do it Yourself - ou faça você mesmo).

Segundo o site, a AMD alcançou essa conquista com uma série de fatores que impulsionaram a compra das CPUs da empresa. Obviamente, uma delas foi o lançamento dos novos Ryzen 3000, que chegaram como excelentes opções de custo-benefício e alto desempenho para bater de frente com os principais processadores da Intel. Em relação à preços, os Ryzen de 3ª geração conseguem bater todos as soluções equivalentes da Intel, algo que se torna bastante atrativo para quem está montando seu próprio desktop e precisa balancear seus investimentos. 

Outro fator determinante foi a falta de processadores da Intel no mercado, que culminaram no aumento do preço das soluções restantes nos varejistas. Enquanto as CPUs da Intel ficavam mais caras, a AMD realizou diversos cortes de preço dos Ryzen de 1ª e 2ª geração, e ajudou demais nas vendas da empresa nesse segmento. 

- Continua após a publicidade -

Processadores da AMD equipam 68,6% dos computadores DIYs no Japão.

Por outro lado o ponto fraco da AMD continua sendo os computadores manufaturados e pré-fabricados, já que a Intel mantém sua dinastia ferozmente. Os desktops e notebooks que contam com uma CPU da AMD somam apenas 14,7% do mercado japonês, mesmo apresentando melhores benefícios energéticos, em alguns casos, maior desempenho. Isso prova que ainda há um certo receio da indústria em equipar seus computadores com os componentes da AMD, mas levando em consideração o crescimento da empresa neste segmento, é provável que tenhamos mais dispositivos vendidos com CPUs Ryzen de fábrica.

O resultado dessa pesquisa, entretanto, não apresenta uma conclusão definitiva sobre o atual mercado de processadores no Japão. Isso porque os dados coletados revelam apenas o número de vendas de processadores da AMD e não o número de consumidores que estão usando as soluções em seus computadores.

- Continua após a publicidade -

Muitos leitores criticaram a forma que o site realizou a pesquisa e solicitaram mais detalhes sobre os métodos utilizados. O PC Watch confirmou o equívoco e disse estar trabalhando para atualizar a matéria em breve.

De qualquer forma, o resultado atingido com os números de vendas revelam que neste momento a AMD detém quase 69% das vendas de processadores para os consumidores japoneses. Estejam eles equipando os desktops ou não, o salto dos negócios da empresa já se mostram extremamente efetivos. 

Estaremos atentos aos próximos detalhes dessa pesquisa. 

Via: TechPowerUp Fonte: PC Watch
  • Redator: Lucas Alvaro Araujo

    Lucas Alvaro Araujo

    Lucas Alvaro virou jornalista pelo amor aos games e o desejo de escrever seus próprios roteiros para jogos com nota máxima no Metacritic. Apesar de ter atuado como designer e desenvolvedor de jogos durante dois anos, a paixão pela redação o trouxe para "os bastidores", onde está adquirindo experiência e aprendizado nos mais diversos segmentos da tecnologia. E é dessa forma que pretende se tornar especialista na área e descobrir o que fazer quando os robôs começarem a dominar o mundo.

Escolha sua arma:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.