Como as crianças usam a internet e os computadores no Brasil

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) anuncia os resultados da 1ª Pesquisa sobre "Uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação por Crianças no Brasil" — TIC Crianças. Conduzida pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (CETIC.br), avaliou a posse e o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação entre crianças de 5 a 9 anos em todo o território brasileiro.

Segundo dados da investigação, apesar de uma expressiva proporção de crianças brasileiras usarem computadores, o acesso à Internet ainda é pequeno. A pesquisa revelou que 57% das crianças jÁ usaram um computador e somente 28% identificou ter usado a Internet. Nas faixas de renda mais elevadas, essa diferença é proporcionalmente menor, o que sugere que a renda explica parcialmente esse fenômeno.

As habilidades para uso do computador originam-se principalmente na escola. A maior parte das crianças (20%) mencionou ter aprendido a utilizar a tecnologia no local de ensino. Enquanto isso, os pais têm uma participação secundÁria nesse processo: foram mencionados por 16% das crianças que usam computadores.

O uso do celular supera o uso do computador e é uma das tecnologias mais presentes no cotidiano das crianças de 5 a 9 anos: 65% jÁ usaram um aparelho e 14% possuem um. O telefone móvel é usado principalmente para o jogo (88%), seguido pelo uso do aparelho como ferramenta de comunicação: 64% declararam ter ligado para alguém. Ouvir música (60%) também é uma atividade importante para as crianças que usam o celular.

- Continua após a publicidade -


Local de acesso

Outro aspecto importante revelado pela pesquisa foi o papel secundÁrio representado pelas escolas no acesso à Internet. Enquanto 27% das crianças declararam ter utilizado a Internet neste local, somente 14% citaram a escola como o lugar onde a utiliza com mais frequência. Até mesmo as lanhouses registraram um resultado mais significativo neste indicador (17%). Os resultados revelam a importância do uso domiciliar: 49% declararam utilizar a internet no domicílio e 46% declararam ser o domicílio o lugar em que mais usa.

"A escola é o principal local para aquisição das habilidades do computador e da Internet; entretanto, o uso da Internet nesse local ainda é relativamente baixo. Além de ensinar informÁtica para as crianças, é preciso fazer com que professores e coordenadores pedagógicos incorporem o uso das TICs nos processos pedagógicos", analisa Alexandre Barbosa, gerente do CETIC.br.
Atividades realizadas.

O computador estÁ presente nas atividades do dia-a-dia das crianças: 80% das crianças utilizam o computador para desenhar, 64% utilizam para escrever textos e 60% utilizam para ouvir música.
Na Internet, as atividades lúdicas foram as mais citadas pelas crianças. Segundo as entrevistas, 97% das crianças utilizam a rede para jogar. Entre as demais atividades investigadas, 55% das crianças disseram que usam a Internet para brincar em sites que têm desenhos como aqueles que estão acostumadas a assistir na TV.

- Continua após a publicidade -

Em termos das habilidades desenvolvidas no uso do computador, nota-se que as meninas são maioria quando se trata de desenhar e escrever. Enquanto 76% dos meninos desenharam no computador, entre as meninas essa proporção aumenta para 84%. Ao mesmo tempo, 58% dos meninos declararam jÁ ter usado o computador para escrever, enquanto no universo das meninas essa habilidade é mais comum entre 70% das entrevistadas.


Diferenças regionais

A TIC Crianças também mostrou uma grande variação de uso da Internet de acordo com a região do Brasil, a renda domiciliar e idade do usuÁrio. No Norte e Nordeste, por exemplo, as crianças que utilizaram a Internet nos últimos três meses são apenas 12% e 13%, respectivamente, valor muito inferior aos 43% apresentados pelo Centro-Oeste. Sul e Sudeste registraram 40% e 38% respectivamente.

Assuntos
Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

Qual vai ser o melhor game de setembro de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.