Créditos: Guru3d | Business Wire

NVM Express Inc. divulga as especificações da NVMe 1.4

A empresa também anunciou que a NVMe-oF 1.1 entrou na fase final de avaliação

A NVM Express Inc. divulgou hoje as especificações da NVMe (Non-Volatile Memory Express) 1.4 e também anunciou que o NVMe over Fabrics (NVMe-oF) 1.1 entrou em seu período final de avaliação que vai durar 45 dias. Segundo a empresa, a NVMe 1.4 promete melhor qualidade de serviço (QoS), desempenho mais rápido, melhorias para implementações de alta disponibilidade e otimizações de escalabilidade para data centers.

Galax lança SSD HOF Pro M.2 com suporte ao PCIe 4.0 e capacidades de até 2TB

A nova interface amadurece a infraestrutura da tecnologia NVMe ao mesmo tempo que habilita o setor de armazenamento em vários segmentos de mercado, como nuvem, enterprise e client. As especificações divulgadas incluem:

  • Rebuild Assist que simplifica a migração/recuperação de dados;
  • Persistent Event Log que permite ter um histórico de unidades robusto para triagem de problemas e depuração em escala;
  • Conjuntos NVM e IO Determinism que permitem melhor desempenho, isolamento e QoS.
  • Aprimoramentos de Multipathing ou Asymmetric Namespace Access (ANA) que oferece caminhos ideais e redundantes para namespaces a fim de conseguir alta disponibilidade e total escalabilidade de multi-controladores.
  • Buffer de Memória do Host que reduz a latência e a complexidade do design do SSD.

"Os clientes podem esperar para se beneficiar de muitos dos recursos do NVMe 1.4, incluindo segurança aprimorada, gerenciamento de congestionamento superior e recursos de transporte únicos.”

- Robert Hormuth, Vice Presidente/Fellow, CTO da divisão de servidores da Dell EMC

- Continua após a publicidade -

NVMe over Fabrics (NVMe-oF) 1.1

A arquitetura NVMe-oF 1.1, por sua vez, promete melhorar a comunicação de malha e introduz formalmente o NVMe/TCP à indústria. Se tudo der certo, ela estará pronta para ser lançada em setembro.

 Algumas das informações incluem:

  • O transporte TCP suporta NVMe-oF na atual infra-estrutura de rede TCP/IP do datacenter;
  • Os Eventos Assíncronos (Asynchronous Events) informam os hosts de adição/remoção sobre target ports de forma independente.
  • O Fabric I/O Queue Disconnect permite melhorar a gestão de recursos de E/S.
  • O controle de fluxo End-to-End (comando-resposta) melhora a simultaneidade.

"A adoção da tecnologia NVMe continua em todos os segmentos de computação, com números de remessas de gigabytes NVMe que devem superar o SAS e SATA combinados em 2019."

- Gregory Wong, analista da Forward Insights1.

A NVM Express Inc. vai apresentar os detalhes da nova NVMe 1.4 e o que está pendente do NVMe-oF 1.1 durante a Flash Memory Summit (FMS) 2019, que acontece entre os dias 6 e 8 de agosto em Santa Clara, Califórnia.

- Continua após a publicidade -

Para saber mais sobre o que é NVM Express, não deixe de conferir o artigo sobre esse assunto aqui no Adrenaline.

Via: guru3d
Tags
ssd
  • Redator: Saori Almeida

    Saori Almeida

    Saori Almeida é natural do Rio Grande do Sul, técnica em administração formada pelo Centro Tecnológico de Caxias do Sul (CETEC) e estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Gosta da cultura asiática e nerd no geral e tem interesse crescente por tecnologia e games desde pequena - gosto que se intensifica diariamente na redação.

Escolha sua arma:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.