Créditos: Leak.pt

Tecnologia NAND 3D de 96 camadas pode se tornar a nova mainstream até 2020

As fabricantes vão acelerar sua transição até o final deste ano

Ao que parece, as fabricantes de chips NAND estão acelerando sua transição para a tecnologia NAND 3D de 96 camadas. Esse processo já está em andamento há cerca de dois anos e o objetivo é que ele seja concluído até o final 2020.

O aumento de camadas resulta em taxas de rendimento maiores e com menos custos, além de mais armazenamento. Segundo o guru3d, 30% da produção total deste ano será feita em 96 camadas. Em 2020, essa porcentagem já deve ultrapassar o processo de 64 camadas e transformar o de 96 no novo mainstream.

De acordo com as fontes, o mercado de memórias flash NAND está em um período de "super oferta". Já foi solicitado que as empresas reduzam seu ritmo de expansão de capacidade ou até a produção em si para melhorar os estoques. A Micron Technology, por exemplo, vai reduzir sua saída de flash NAND cerca de 10%. A produção da SK Hynix neste ano também deve ser 10% menor que em 2018, e a Samsung fará ajustes nas linhas de produção a curto prazo em resposta ao impacto das disputas comerciais entre Japão e Coréia do Sul. É provável que esses cortes sejam feitos em sua maioria na produção em 64 camadas.

Em 2017, a WD anunciou um chip de 96 camadas capaz de armazenar até 1TB de dados. Porém, a maioria das empresas se manteve nas 64 camadas. A mudança de foco deve beneficiar toda a cadeia de fabricantes, visto que oferece mais capacidade por menos custo.

- Continua após a publicidade -

Mas, não para por aí. As fontes do guru3d afirmam que a NAND de 128 camadas já está nos planos das empresas. A verdadeira corrida de fabricação para ela está prevista para o final de 2019 e início de 2020.

Via: Guru3d, Mundo Conectado
Tags
  • Redator: Saori Almeida

    Saori Almeida

    Saori Almeida é natural do Rio Grande do Sul, técnica em administração formada pelo Centro Tecnológico de Caxias do Sul (CETEC) e estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Gosta da cultura asiática e nerd no geral e tem interesse crescente por tecnologia e games desde pequena - gosto que se intensifica diariamente na redação.

Qual vai ser o melhor game de outubro de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.