IE fica abaixo de 50% do mercado de browsers

A guerra dos browsers acaba de ganhar um capítulo importante: após meses de uma queda progressiva, o Internet Explorer, da Microsoft, ficou abaixo da metade do domínio do mercado de browsers (49,87%). Os dados foram apresentados pelo StatCounter, e mostraram que, nos últimos meses, o crescimento do navegador Chrome, da Google, foi o principal responsÁvel pela perda de espaço do IE.

O navegador vem de uma hegemonia conquistada após derrotar o Netscape, uma vitória atribuída à estratégia da Microsoft de disponibilizar o IE como navegador padrão, jÁ instalado no sistema operacional. Nos últimos anos, primeiramente pelo surgimento do Firefox, da Mozilla, e agora o Chrome, o Internet Explorer vem perdendo terreno para novos navegadores.

O Internet Explorer também sofreu pressão de diversos governos, acusando a estratégia de inserir o navegador como padrão no sistema como uma estratégia ilegal de monopólio. O governo alemão chegou a sugerir que a população evitasse o uso do IE, mas neste caso por conta das falhas de segurança existentes no browser, segundo a Secretaria de Segurança da Informação alemã.

Nas estatísticas do último mês, o Firefox obteve 31,45% do mercado, mantendo a média que apresentava recentemente. JÁ o Chrome apresentou um crescimento expressivo, de 3,69% ao final de setembro do ano passado para 8,14% no mês de setembro de 2010. A guerra prossegue com a nova versão 9 do Internet Explorer, atualmente em versão beta, e com as versões 4 do Firefox e 7 do Chrome também em testes. Os principais recursos em desenvolvimento nos browser esta a incorporação de recursos da GPU, jÁ anunciados pelas equipes de desenvolvimento dos três browser.

Assuntos
Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

Escolha sua arma:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.