Suporte PCIe 4.0 aparece para placas-mãe X470 e B450 da Asus

A Asus divulgou uma lista com várias placas-mãe X470B450 que a partir de agora devem "oferecer parcialmente" a tecnologia PCIe 4.0. Pelo jeito, os interessados no PCIe 4.0 dos Ryzen 3000 podem não precisar obrigatoriamente de uma placa-mãe com chipset X570

Placas anteriores às X570 não vão suportar PCIe 4.0; "potencial de confusão é muito alto"

Basicamente, a gigante taiwanesa lançou uma série de atualizações de BIOS e firmware nas últimas semanas e a opção para PCIe 4.0 que tinha desaparecido está de volta. Algumas pessoas na Ásia testaram e depois da opção ativada em determinadas placas, os processadores fornecem 16 linhas PCIe 4.0 para placas gráficas  e mais quatro linhas para SSDs M.2 NVMe.

Apesar de ser uma loteria, com os testes de alguns usuários foi possível concluir que dos 13 modelos B450, 10 oferecem o pacote completo PCIe 4.0 dos Ryzen. Três modelos Strix não ofereciam 100% para placas gráficas, mas suportavam na unidade M2 principal. Nenhum dos seis modelos X470 mais caros funcionou. O slot da placa de vídeo podia ser PCIe 4.0, mas rodava em 8 linhas ou não tinha PCIe 4.0 disponível.

Com esse "olá" do PCIe 4.0 nas placas X470 e B450, elas podem se tornar mais atraentes como alternativas mais baratas. Porém, ainda não está claro se a presença dele se aplica a todas as atualizações BIOS disponibilizadas em junho. Até onde sabíamos, o suporte nem estaria disponível para chipsets que tivessem vindo antes do X570

Tags
  • Redator: Saori Almeida

    Saori Almeida

    Saori Almeida é natural do Rio Grande do Sul, técnica em administração formada pelo Centro Tecnológico de Caxias do Sul (CETEC) e estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Gosta da cultura asiática e nerd no geral e tem interesse crescente por tecnologia e games desde pequena - gosto que se intensifica diariamente na redação.

Qual vai ser o melhor game de outubro de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.