Radeon VII, primeira placa de vídeo mainstream em 7 nm da AMD, será descontinuada

Lançada em fevereiro desse ano, a AMD trouxe ao mercado a Radeon VII, que chegou como a primeira placa de vídeo mainstream em 7 nm, equipado com uma GPU Vega 20 com 3840 Stream Processors e 16 GB de VRAM HBM2, e veio inicialmente para ser concorrente da RTX 2080, da Nvidia.

Análise - AMD Radeon VII

Porém, meses depois, apesar de realmente ter uma performance equivalente a RTX 2080, a placa pecava no seu alto consumo de energia, e com sua baixa disponibilidade, recursos que a GPU da Nvidia oferece (Ray Tracing e DLSS, por exemplo), e preço não atrativo, a placa caiu no esquecimento do consumidor e mercado.

Cinco meses depois, a AMD lança sua nova geração de placas de vídeo Navi, também em 7 nm, RX 5700 e RX 5700 XT, e o futuro da Radeon VII foi posta em cheque.

Análise - AMD Radeon RX 5700 XT

- Continua após a publicidade -

Visto que o desempenho da RX 5700 XT se aproxima bastante da Radeon VII, porém, custando praticamente a metade do preço e com uma eficiência energética bem melhor, segundo o site Cowcotland, a AMD teria declarado oficialmente a "fim da linha" para Radeon VII, assim descontinuando a produção e venda da GPU.

Logo, não estranhe de haver uma redução de preço nas Radeon VII, que provavelmente as lojas estarão fazendo para acabar de vez com os estoques disponíveis.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

  • Redator: Pedro Henrique

    Pedro Henrique

    Formado em Informática e tecnólogo em Jogos Digitais, amante de games (principalmente os de corrida), curte uns hardwares e assim como Pink e o Cérebro, buscando o plano para dominar o mundo.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.