Índice do Artigo

Intel

GPUs Intel Gen 11 trarão upscaling que garante melhor qualidade de imagem

Após uma sessão de perguntas e respostas no Reddit, a Intel ouviu os apelos de usuários e revelou recentemente que vai adicionar em suas próximas GPUs o método de upscaling conhecido como “Integer Scaling“, que oferece imagens mais nítidas e garante melhor qualidade em processos como elevar imagens em Full HD para 4K e também na emulação de games antigos.

No Twitter, a diretora de engenharia de software da Intel, Lisa Pearce, anunciou que as GPUs de 11ª geração da companhia, que chegam ao mercado este ano, e também os futuros hardwares gráficos da empresa vão trazer suporte para Integer Scaling. 

O novo método de upscaling que estará presente nas GPUs Intel multiplica o número de pixels, o que garante um resultado com menos borrões, um efeito colateral recorrente em imagens aumentadas de forma bicúbica ou linear.

Por exemplo, uma imagem em 1080p pode ter cada pixel multiplicado por quatro, mantendo sua cor original, o que resulta em uma imagem em 4K com os mesmos valores presentes no conteúdo em Full HD, mas com mais clareza. Com a ascensão das TVs com resolução Ultra HD, a novidade pode ser uma mão na roda para muitos jogadores.


Jogos antigos e com gráficos em Pixel Art tiram grande proveito do Integer Scaling. Imagem: TechPowerUp

Como definido pelo TechPowerUp, o Integer Scaling é o “santo graal de quem usa emuladores de consoles”, uma prática que não é vista com bons olhos por empresas como a Nintendo, mas ajuda a manter a cultura de games antigos viva. Como muitos títulos de gerações anteriores possuíam gráficos menos rebuscados, a quantidade extra de pixels ajuda a garantir uma melhor experiência durante o gameplay.

Segundo Pearce, a novidade será liberada junto com um update de drivers que chegará no fim de agosto, e os usuários poderão ativar o recurso por meio do software de gerenciamento da Intel. Ou seja, não deve demorar muito tempo para as novas GPUs da fabricante chegarem ao mercado. Infelizmente, produtos anteriores da linha não devem receber o novo padrão de upscaling nativamente, pois não suportam o algoritmo utilizado pela empresa no procedimento.

Vale ressaltar que muitos usuários da AMD e Nvidia também costumam pedir em fóruns que as empresas deem suporte para o Integer Scaling. Com a Intel tomando a frente, quem sabe as líderes do mercado de GPU corram atrás do prejuízo e também tragam a tecnologia para seus produtos.


Imagem de chamada: Geeknetic/Reprodução

Via: TechPowerUp

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções