HDMI 2.1 terá suporte a resolução 8K em 60 FPS e 48Gbps, confirma certificação

Há muito tempo que ouvimos falar da conexão HDMI 2.1, que promete suporte a [email protected] e 48 Gbps de transferência de dados. O lançamento da tecnologia foi em 2017, mas desde então apenas algumas poucas TVs tiveram compatibilidade com a nova interface, isso porque a certificação dos cabos HDMI 2.1 ainda não havia sido feita de forma oficial, então dependia de algumas otimizações específicas para entregar uma experiência semelhante ao que a tecnologia terá de fato, mesmo utilizado conexões HDMI 2.0 em seus dispositivos. 

Xilinx apresenta subsistema HDMI 2.1 IP com suporte para resoluções até 8K

Mas finalmente o HDMI Forum anunciou que a vai dar início ao programa de certificação do HDMI 2.1, que será lançado nos próximos meses. Isso significa que a primeira série de cabos compatíveis deve aparecer ainda esse ano. Dentre as grandes melhorias da nova conexão está sua velocidade de transferência de dados de 48Gbps, sendo distribuída por 4 canais diferentes e entregando 12 GT/s em cada uma (equivalente a 12 bilhões de dados transferidos por segundo). Agora com a certificação oficial podemos esperar que com as devidas limitações que geram a perda de velocidade, o HDMI 2.1 transfira 10,67GB/s em cada canal, tendo 42 Gbps de largura de banda efetiva.

Apesar dessa perda de velocidade algumas empresas já exibiram seus protótipos de aparelhos Ultra-HD com resoluções de 4K com 160fps e, ao usar a tecnologia de compressão do fluxo de exibição, Display Stream Compression, mais conhecida como DSC, é capaz de oferecer 8K com 60fps com um único cabo HDMI 2.1. O aumento no tráfego de dados e energia trará consigo novas resoluções, taxas de atualização e até mesmo Canal de Retorno de Áudio aprimorado (eARC), para melhor experiência sonora também.

Dentre os dispositivos citados que vão receber suporte ao novo padrão de conexão estão as TVs 8K da Samsung, que terão uma espécie de periférico adicional chamada One Connect que servirá de “adaptador” para o HDMI 2.1 e o Xbox One, que vai receber suporte aos recursos no game mode para melhorar latência (ALLM) e taxa de atualização variável (VRR). 

  

- Continua após a publicidade -

Acha que 8K é muito? Sony apresenta surpreendente painel de 16K na NAB Show 2019

Provavelmente teremos mais informações sobre o HDMI 2.1 em breve, com a chegada da certificação para os novos cabos, assim como mais detalhes das suas funcionalidades em games. 


Créditos de imagem: AnandTech

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Mundo Conectado, Guru3D
Tags
  • Redator: Lucas Alvaro Araujo

    Lucas Alvaro Araujo

    Lucas Alvaro virou jornalista pelo amor aos games e o desejo de escrever seus próprios roteiros para jogos com nota máxima no Metacritic. Apesar de ter atuado como designer e desenvolvedor de jogos durante dois anos, a paixão pela redação o trouxe para "os bastidores", onde está adquirindo experiência e aprendizado nos mais diversos segmentos da tecnologia. E é dessa forma que pretende se tornar especialista na área e descobrir o que fazer quando os robôs começarem a dominar o mundo.

O que foi pior? O Athlon 3000G com RTX 3080 ou o Ryzen 9 5900X com GeForce GT 1030?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.