Índice do Artigo

Notícias

A BIOS pode estar dando seu adeus

A BIOS, responsÁvel por iniciar o computador e seus dispositivos antes de carregar o sistema operacional, mesmo nos computadores modernos, ainda é semelhante aos primeiros PCs fabricados pela IBM hÁ mais de 25 anos. E pode estar em seus últimos meses de hegemonia. Seu algoz é um novo sistema, conhecido como UEFI, que poderÁ prevalecer nos computadores a partir de 2011.


Chip do sistema UEFI

“A BIOS convencional possui algumas peças desenvolvidas em 1979, e a estimativa do sistema era que seria utilizada em aproximadamente 250 mil unidades”, explica Mark Doran, diretor do UEFI Fórum, site que reúne informações sobre o desenvolvimento da nova tecnologia. Entre as vantagens que Doran listou, durante uma entrevista para a BBC, esta um boot, o procedimentos que o computador faz para ser ligado, muito mais rÁpido, além de evitar algumas limitações impostas pela antiga arquitetura da BIOS: “O tamanho dos drivers são inerentes ao design original dos PCs, [limite de dois terabytes], o que se tornarÁ um problema em breve para aqueles que usam o computador com muitas imagens e vídeos”.

Outras tecnologias, que surgiram anos após a criação da arquitetura da BIOS, também sofrem de dificuldades técnicas. Uma porta USB, para conseguir ser iniciada, precisa ser identificado como uma unidade de disquete ou um HD. UEFI é um anacrônico para Unified Extensible Firmware Interface (Interface unificada extensível de firmware, em tradução livre), e segundo Doran, poderÁ diminuir o tempo de início de carregamento do sistema operacional de 25-30 segundos, para poucos segundos.

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções