Especialistas em segurança querem banir o PDF

Durante uma conferência no evento Virus Bulletin 2010, em Vancouver, no CanadÁ, um dos pesquisadores da Sophos, Paul Baccus, fez uma enquete informal entre os experts no assunto sobre o formato de arquivo PDF, da Adobe.

Uma estimativa de 97% dos participantes votou a favor de acabar com o formato e substituí-lo por um padrão mais seguro, de acordo com o Yahoo News.


Embora informal, a pesquisa reflete a preocupação da comunidade de segurança em torno das crescentes vulnerabilidades no software da Adobe. A mais recente foi descoberta em meados de setembro, e afeta também as versões do Flash. No plugin, a brecha jÁ foi corrigida, e nos próximos dias, deve chegar a atualização para o Adobe Reader.

Neste ano, vÁrios incidentes ocorreram graças a falhas no formato PDF e no Reader. Em janeiro, por exemplo, militares americanos receberam, por e-mail, um PDF que abria automaticamente um executÁvel malicioso. Três meses depois, um pesquisador em segurança conseguiu rodar um código malicioso em um arquivo PDF sem explorar nenhuma vulnerabilidade.

A descrença dos especialistas no formato da Adobe é tão grande que Graham Cluley, consultor sênior de tecnologia da Sophos, contou ao site V3.co.uk que Baccus, durante o evento, perguntou se havia alguém da Adobe na audiência. Após uma pausa, ouviu-se uma resposta: "claro que não, esta é uma conferência de segurança!"

O evento, que começou no dia 29 de setembro e termina hoje, reúne cerca de 600 dos maiores especialistas em segurança no mundo. Hoje, o foco da discussão serÁ o worm Stuxnet, que vem preocupando a comunidade após infectar uma usina nuclear no Irã.

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

Escolha sua arma:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.