Placas anteriores às X570 não vão suportar PCIe 4.0; "potencial de confusão é muito alto"

A AMD "bateu o martelo" e definiu que as placas-mãe anteriores as X570, o que inclui todos os chipsets 300 e 400, lançados na primeira e segunda geração Ryzen, não receberão suporte ao PCIe 4.0. 

A indefinição surgiu após updates de BIOS em alguns modelos de placas-mãe X470 mostrarem suporte à quarta geração do PCIExpress. Inicialmente a AMD havia afirmado que não pretendia bloquear o recurso, deixando para os fabricantes validarem seus produtos da série 300 e 400 através de seus testes internos e deixar por conta delas definir se o produto trará suporte ou não.

De acordo com Robert Hallock, do marketing técnico da AMD, em uma postagem no Reddit, o risco de confusão por conta da grande variação de placas, como ele explica na postagem (em tradução livre):

Esse é um erro que estamos corrigindo. Placas pré-X570 não irão suportar PCIe Gen4. Não há garantia que placas mais antigas podem rodar de forma confiável os requerimentos mais restritivos da geração 4.0, e simplesmente não podemos ter uma mistura de "sim, não, talvez" no mercado para essas placas mais antigas. O potencial de confusão é muito alto.

Quando as BIOS finais forem lançadas para a terceira geração Ryzen (AGESA 1000+), a quarta geração PCIe não será mais uma opção. Nós gostaríamos de ativar retroativamente, mas o risco é muito grande"

Apesar da óbvia desvantagem ao reduzir os produtos compatíveis, a mudança realmente simplificou a relação de produtos compatíveis com PCIe 4.0: só poderá usar a quarta geração do PCIExpress sistemas equipados com placas-mãe X570 e processadores Ryzen 3000. 

- Continua após a publicidade -

PCIe 4.0 só será compatível em placas X570 com processadores Ryzen 3000

A quarta geração do PCIe entrega o dobro de performance, comparado com seu antecessor. A taxa de transferência sobe de 8 GT/s para 16 GT/s, com uma comunicação x16 subindo de 15.754 GB/s para 31.508 GB/s. O impacto, na prática, não é tão grande, já que o PCIe 3.0 atende sem dificuldades as necessidades de hardwares como uma placa de vídeo ou mesmo SSDs de alta performance, com raras exceções fazendo uso do PCIe 4.0.

AMD anuncia as placas RX 5000, a
nova geração Navi com tecnologia RDNA

Um exemplo de produtos que usarão o PCIe 4.0 serão as placas de vídeo Navi, as RX 5000, apresentadas na Computex 2019. Apesar de usarem a nova tecnologia, só com testes futuros saberemos se a nova largura de banda trará alguma vantagem de performance, comparado ao uso do PCIe 3.0.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Sweclockers Fonte: Reddit
Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.