Índice do Artigo

Hardware

ASRock apresenta a placa-mãe X570 Aqua para entusiastas, com resfriamento líquido

A ASRock apresentou durante a Computex 2019 a placa-mãe premium X570 Aqua, de edição limitada. A placa foi projetada para entusiastas de liquid cooling e não vai estar disponível para todos, pois vão ser fabricadas apenas 999 unidades do hardware e, embora a empresa não tenha confirmado, é esperado que seu preço seja alto, superando os US$ 1.000.

A ASRock X570 Aqua é fabricada num PCB preto no formato E-ATX, junto com um monobloco branco com iluminação RGB. A regrigeração começa na área do processador, passando pelo chipset X570 e, termina no subsistema de fornecimento de energia. A energia é fornecida ao processador através de um cabo de alimentação EPS de 8 pinos, ou com um conector de 4 pinos, que é opcional.

A placa também conta com quatro slots de memória DDR4, para acomodar kits de memória DDR4 de canal duplo, com suporte para velocidades de até 4.666 MHz. Oito portas SATA III compõem o sistema de armazenamento, além de duas portas M.2 PCIe 4.0 x4. A porta M.2 principal suporta as unidades PCIe eSATA, e a porta M.2 secundária acomoda apenas as unidades PCIe.

A X570 Aqua tem três slots PCIe 4.0 x16 e três slots PCIe 4.0 x1. Os dois primeiros slots PCIe 4.0 x16 se comunicam diretamente com os processadores, já o slot PCIe 4.0 x16 é conectado eletronicamente 4 vezes ao chipset X570. Isso quer dizer que a placa-mãe consegue suportar até duas placas de vídeo da Nvidia, com uma configuração SLI, ou também, três placas da AMD em CrossFire.

As entradas gráficas incluem um DisplayPort interno e um DisplayPort externo, a placa também conta com duas portas Thunderbolt 3 que suportam velocidades de transferência de até 40 Gbps. Há seis portas USB 3.1 Gen 1 no painel traseiro, duas USB 3.1 Gen 1 e duas USB 2.0, que estão alocadas em diferentes áreas ao redor da placa-mãe. Além disso, há uma porta combo PS/2.

A ASRock X570 Aqua permite diferentes tipos de acessos a internet, como por exemplo: Gigabit Ethernet, que é alimentada pelo controlador Intel i211-AT, ou também, 10 Gigabit Ethernet, que vem do controlador Aquantia AQtion AQC107. A placa é equipada com o PHY “Cyclone Peak” da Intel, para conectividade Wi-Fi 6 (802.11ax), além do Bluetooth 5.

Para o sistema de áudio a ASRock equipou a placa com o codec ALC1220 da Realtek, o que faz com que ela tenha suporte para áudio de 7.1 canais. Há cinco conectores de áudio analógicos, que são banhados a ouro, para complementar, há um conector de saída S/PDIF óptico no painel traseiro.

É importante lembrar que essa placa é exclusiva para resfriamento líquido, dedicada para entusiastas, não sendo possível usar um sistema pronto de resfriamento.

Via: Tom's Hardware, TechPowerUp

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções