Gigabyte apresenta SSD de 8TB que atinge velocidades maiores que 15 GB/s

A Gigabyte apresentou na Computex deste ano o que diz ser o SSD mais rápido do mundo. O Aorus AIC Gen 4 é a junção de 4 SSDs PCIe 4.0 de 2TB (8TB no total) em uma única placa dedicada rodando em Raid0 e conectado a placa mãe por um slot 16x .

Placas-mãe Gigabyte Aorus X570 chegam com VRM de até 16 fases e PCIe 4.0

Esse SSD atinge velocidades superiores a 15GB/s de gravação/leitura, de acordo com as demonstrações da empresa. Isso é possível porque as novas placas-mãe baseadas no chipset X570 da AMD possuem suporte para PCIe 4.0, que oferece o dobro da largura de banda do PCIe 3 (de 4GB/s para 8GB/s).

O Raid0, adotado pela Gigabyte, tem o objetivo de combinar e melhorar o desempenho dos drives. No Aorus AIC, esse sistema entende os 4 SSDs de 2TB como um só e combina o desempenho e capacidade de todos eles.

O dispositivo vem com uma ventoinha e thermal pads para dissipar calor e manter o fluxo de ar constante, já que o alto desempenho combinado resulta em um grande potencial para temperaturas muito elevadas. De acordo com a Gigabyte, o Aorus AIC funciona na velocidade máxima apenas com processadores Ryzen de terceira geração, pois são as únicas CPUs com suporte nativo para PCie 4.0.

- Continua após a publicidade -

Não há informações sobre uma possível distribuição desse produto no futuro nem sobre seu preço estimado.  A hipótese mais provável é que ele pode ter sido apenas uma exposição do potencial dos SSDs Auros NVMe gen 4, um dos mais rápidos até o momento. Eles alcançam 5GB/s de gravação/leitura.

Amanhã, dia 30, você poderá conferir mais detalhes sobre esse SSD "monstro" no vídeo que estamos preparando aqui para o Adrenaline.

Via: TechPowerUp, Mundo Conectado
  • Redator: Saori Almeida

    Saori Almeida

    Saori Almeida é natural do Rio Grande do Sul, técnica em administração formada pelo Centro Tecnológico de Caxias do Sul (CETEC) e estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Gosta da cultura asiática e nerd no geral e tem interesse crescente por tecnologia e games desde pequena - gosto que se intensifica diariamente na redação.

Os jogos mais aguardados do segundo semestre de 2021

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.