Índice do Artigo

PC Games

Processadores Zen 2 devem suportar oficialmente RAM com velocidades JEDEC 3200MHz

Os processadores baseados na arquitetura Zen 2 da AMD – que se iniciará com a linha Ryzen 3000 – deverão ter suporte oficial para velocidades de memória RAM de especificação JEDEC 3200MHz. A informação vem do perfil no Twitter @momomo_us, que segundo o site TechPowerUp possui um bom histórico de acertar em seus vazamentos.

Para sistemas modernos baseados em plataformas da AMD, a relação entre o processador e a memória RAM tem sido muito importante na definição de como será o desempenho do computador. Diversos artigos técnicos foram escritos desde o lançamento da primeira geração de CPUs Ryzen, com o intuito de explicar como a velocidade do módulo de memória afeta na performance total do sistema.

Ainda de acordo com a publicação, existem ferramentas com o intuito de permitir que o usuário extraia o máximo de performance de processadores baseados em AMD Zen através de ajustes finos em overclocking e em timings.

Impacto de RAM mais rápida nos processadores AMD Ryzen e também em Intel

Segundo as informações vazadas, a fabricante norte-americana conseguiu promover avanços significativos no seu controlador de memória, que tornou possível alcançar a especificação base JEDEC 3200MHz. Isso é uma melhoria considerável em comparação com as velocidades DDR4-2666 do Ryzen de primeira geração. Vale lembrar que esse suporte foi atualizado para DDR4-2933 no update para a litografia de 12nm.

Um dos principais motivos para a memória do sistema ser tão importante para CPUs Ryzen está no fato de que o CCX delas usa o barramento de memória como forma de calcular as velocidades do Infinity Fabric. Ou seja, uma maior taxa de transferência de dados da memória resulta num maior desempenho do processador como um todo.

YouTube video

Via: TechPowerUp

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções