Índice do Artigo

Notícias

Quem vence a batalha dos browsers no Android?

Qualquer smartphone que se preze deve oferecer ao usuÁrio uma boa experiência na Internet. Esses aparelhos costumam trazer uma opção de fÁbrica para a navegação, mas o usuÁrio pode optar por instalar soluções alternativas obtidas em lojas de aplicativos.

O sistema operacional Android têm à disposição uma variedade de navegadores no Android Market, mas, afinal, qual escolher?

Para ajudar os usuÁrios na decisão, o site PC World realizou alguns testes com cinco browsers, incluindo os nativos das versões 2.1 e 2.2 do sistema operacional do Google. O mais rÁpido deles foi o Skyfire, que levou uma média de oito segundos para abrir totalmente uma pÁgina. No carregamento de sites salvos em cache porém, o Opera Mini levou vantagem, com 6,4 segundos contra 7,9 do Skyfire.

{image}{image}

O browser padrão do Android 2.2 também não decepcionou, levando, em média, 11,3 segundos para abrir um site pela primeira vez, desempenho bem superior ao da versão anterior, que leva 18,5 segundos. No carregamento de pÁginas em cache, porém, os dois praticamente empatam.

A publicação também testou o Dolphin HD e o Fennec, navegador móvel da Mozilla. O aplicativo ainda estÁ em um estÁgio muito inicial de desenvolvimento, em versão Alpha, e apresentou resultados bem inferiores, que devem melhorar com o lançamento da versão final.

{image}
Imagem: PC World

Velocidade, porém, não é tudo na hora de escolher um browser. Outras funcionalidades, como suporte a add-ons e implementações no carregamento das pÁginas, são bem vindas por muitos usuÁrios. O Skyfire, por exemplo, traz como grande diferencial a capacidade de reproduzir alguns vídeos embutidos em pÁginas, mesmo que o aparelho não seja compatível com Flash. Isso é possível porque o programa transcodifica o conteúdo em seus próprios servidores e oferece uma versão final compatível com o Android.

O Dolphin HD, por sua vez, é compatível com dezenas de extensões, inclusive para a personalização do visual. O Opera Mini é útil em conexões de baixa velocidade, jÁ que consegue eliminar elementos desnecessÁrios para a visualização no celular sem prejudicar o resultado final, carregando as pÁginas de maneira mais rÁpida. O Fennec, por fim, permite sincronizar abas, senhas, histórico e favoritos com o Firefox do desktop.

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções