Update de BIOS para Ryzen 3000 habilitam PCIe 4.0 em placas-mãe X470 e B450 da Gigabyte

Com a promessa da apresentação da nova geração de processadores Ryzen durante a Computex deste ano, as fabricantes de motherboard estão se preparando para trazer o suporte a maior parte de seus produtos. Na semana passada já tivemos a ASRock atualizando a BIOS de suas placas-mãe AM4 e a ASUS, que deu suporte para as CPUs Ryzen 3000 para 35 modelos de suas mainboards. 

Vazamento da MSI revela mais duas placas-mãe com o chipset X570 da AMD

Agora chegou a vez da Gigabyte disponibilizar BIOS para suas placas AM4, preparando seu suporte para os novos processadores da AMD.Os modelos X470 e B450 receberam uma atualização que além de confirmar o suporte para as placas-mãe, também habilitam o PCIe 4.0 quando combinados com os novos processadores Ryzen. Tornando as placas mais populares da Gigabyte as primeiras a receberem compatibilidade com o novo padrão de comunicação, até o momento. 

A descoberta da compatibilidade com o PCIe 4.0 foi feita pouco tempo depois que o comunicado oficial da Gigabyte foi publicado e alguns usuários reportaram em suas redes sociais, como no caso do conhecido Momomo_Us. Apesar da notícia ter agradado algumas pessoas, é importante ressaltar que apenas o primeiro slot PCIe x16 é compatível, assim como apenas uma das portas M.2 terá suporte as velocidades do novo padrão. 

Site dos produtos

Como o recurso ainda não foi confirmado pela Gigabyte não sabemos se ao habilitá-lo haverá alguma mudança de desempenho da placa-mãe ou se mesmo se o PCIe 4.0 virá com algumas limitações em determinados modelos. Porém, com a chegada da Computex devemos ter mais informações sobre a compatibilidades, assim como a possibilidade de outros fornecedores optarem por oferecer o recurso em suas mainboards também. 

Via: wccftech, tomshardware, guru3d
Assuntos
  • Redator: Lucas Alvaro Araujo

    Lucas Alvaro Araujo

    Lucas Alvaro virou jornalista pelo amor aos games e o desejo de escrever seus próprios roteiros para jogos com nota máxima no Metacritic. Apesar de ter atuado como designer e desenvolvedor de jogos durante dois anos, a paixão pela redação o trouxe para "os bastidores", onde está adquirindo experiência e aprendizado nos mais diversos segmentos da tecnologia. E é dessa forma que pretende se tornar especialista na área e descobrir o que fazer quando os robôs começarem a dominar o mundo.

Os jogos mais aguardados do segundo semestre de 2021

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.