Vaza possível Ryzen 9 com 16 núcleos e 32 threads [rumor]

A conta no Twitter @TUM_APISAK, já conhecida no cenário de hardware e que costuma trazer "informações quentes", soltou uma série de especificações de um suposto modelo Ryzen da próxima geração, a Zen2.

De acordo com o tuíte de APISAK, o CPU Zen2 vem com um total de 16 núcleos, operando com clock base em 3.3GHz e chegando a 4.2GHz. De acordo com o tweet, não é possível "decodificar" o nome usando o decode chart, uma referência a esse esquema aqui abaixo para "entender" a sopa de letrinhas escritas em um chip AMD e descobrir o modelo:

Considerando que APISAK afirma que o código falhou, dá a entender que ele já está em posse de alguma peça de engenharia e que já está trabalhando em "decifrá-la".  A mensagem misteriosa ao final é escrita em tailandês, e que passando no Google Tradutor nos devolveu a mensagem "Capturas de tela podem ser enviadas posteriormente", então talvez seja uma boa ideia começar a seguir a conta dele, se estiver ansioso para qualquer novidade.


Foto do die Ryzen 3000. Créditos: Tom's Hardware

- Continua após a publicidade -

A AMD já confirmou que vai mostrar mais sobre seus produtos na Computex 2019, evento que acontece de 28 de maio até 1º de junho em Taiwan, entre eles processadores da série Ryzen 3000 e também suas placas de vídeo baseadas na microarquitetura Navi, ambos feitos na litografia de 7 nanômetros. Com um possível anúncio se aproximando, começou a se intensificar vazamentos, como a possibilidade de que os Ryzen 3000 contariam com um ganho de IPC de 15%, chegariam a 4.5GHz e contariam com configurações de até 16 núcleos. Falando nisso, a empresa também pode estar deixando de lado a linha Threadripper nessa geração, algo que pode fazer sentido considerando a quantidade impressionante de núcleos disponível já na linha Ryzen 3000.

  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

Os jogos mais aguardados do segundo semestre de 2021

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.