Intel encerra os últimos "descendentes" da Larrabee: a linha Knights Mill dos Xeon Phi

Com o lançamento das GPUs Intel Xe se aproximando, a empresa está se desfazendo dos últimos resquícios de sua tecnologia Larrabee, uma primeira tentativa não muito bem sucedida de entrar com mais força neste mercado. Nessa semana, a Intel anunciou o fim dos últimos componentes que "descendem" da Larrabee, a linha Knights Mill dos coprocessadores Xeon Phi, voltados para o segmento industrial e super computação.

Os Xeon Phi 7200,  7295, 7285 e 7235, que vinham, respectivamente, com 72, 68 e 64 núcleos, agora foram descontinuados. Na justificativa oficial, a Intel afirma apenas que a demanda de seus clientes tem mudado para outros de seus produtos.

Os produtos Knights Landing foram os primeiros a chegar ao mercado com uma nova arquitetura de mesh da Intel que mais tarde foi herdada para gerações melhor sucedidas de processadores, como Skylake-X e Cascade Lake.

A família Knight ia receber ainda mais uma geração, Knights Hill, que ia aparecer equipando nada menos que o poderosíssimo Aurora, o supercomutador que a Intel está construindo para trabalhar na escala dos exaFLOPs. A linha não vai chegar ao mercado, com a Intel agora se preparando para incorporar GPUs Xe no Aurora.

Segundo a Intel, os Xeon Phi baseados em Knights Mill eram capazes de uma performance em deep learning até quatro vezes melhor que seus antecessores, além de terem acesso direto a até 400GB de memória.

Apesar do cancelamento já ter sido oficialmente anunciado, a Intel ainda vai comercializar os coprocessadores Knights Mill até o ano que vem. A empresa determinou que os envios vão parar no dia 31 de julho de 2020.

Fonte: Tom's Hardware
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Os jogos mais aguardados do segundo semestre de 2021

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.