
Intel encerra os últimos "descendentes" da Larrabee: a linha Knights Mill dos Xeon Phi
Com o lançamento das GPUs Intel Xe se aproximando, a empresa está se desfazendo dos últimos resquícios de sua tecnologia Larrabee, uma primeira tentativa não muito bem sucedida de entrar com mais força neste mercado. Nessa semana, a Intel anunciou o fim dos últimos componentes que "descendem" da Larrabee, a linha Knights Mill dos coprocessadores Xeon Phi, voltados para o segmento industrial e super computação.
Os Xeon Phi 7200, 7295, 7285 e 7235, que vinham, respectivamente, com 72, 68 e 64 núcleos, agora foram descontinuados. Na justificativa oficial, a Intel afirma apenas que a demanda de seus clientes tem mudado para outros de seus produtos.
Os produtos Knights Landing foram os primeiros a chegar ao mercado com uma nova arquitetura de mesh da Intel que mais tarde foi herdada para gerações melhor sucedidas de processadores, como Skylake-X e Cascade Lake.
A família Knight ia receber ainda mais uma geração, Knights Hill, que ia aparecer equipando nada menos que o poderosíssimo Aurora, o supercomutador que a Intel está construindo para trabalhar na escala dos exaFLOPs. A linha não vai chegar ao mercado, com a Intel agora se preparando para incorporar GPUs Xe no Aurora.
Segundo a Intel, os Xeon Phi baseados em Knights Mill eram capazes de uma performance em deep learning até quatro vezes melhor que seus antecessores, além de terem acesso direto a até 400GB de memória.
Apesar do cancelamento já ter sido oficialmente anunciado, a Intel ainda vai comercializar os coprocessadores Knights Mill até o ano que vem. A empresa determinou que os envios vão parar no dia 31 de julho de 2020.
.....
Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.
Fonte: Tom's Hardware