Processadores Threadripper baseados em Zen 2 são removidos do line-up da AMD

A AMD apresentou pela primeira vez seu roadmap de 2019 em março, onde revelou todos os seus planos de lançamentos deste ano. No line-up de clientes era possível ver toda sua linha de produtos que partiam desde os processadores Ryzen de 2º geração para APUs mobile, lançadas no começo do ano, até os Threadripper 3rd Gen baseados em Zen 2 que deveriam aparecer em algum momento de 2019.

Nova "RX 3080 XT" traria performance no nível de uma RTX 2070 por US$ 330 [rumor]

Entretanto, no roadmap mais recente divulgado agora em maio pela empresa,  o processador Threadripper Zen 2 foi cortado, podendo indicar algumas alterações no planejamento da AMD. Apesar de não terem tido nenhum problema de produção até o momento, esse pode ser um indício de que a AMD esteja tendo algum empecilho para o lançamento de sua nova CPU

Uma das hipóteses mais prováveis é que a demanda dos processadores não tenha sido tão alta ou não tenha atingido o esperado. Isso pode ter acontecido por diversos fatores, até mesmo por conta das outras soluções que devem chegar ao mercado da própria AMD, como os processadores Ryzen 3000. Claro que o segmento não é o mesmo, mas com a promessa - ou pelo menos as expectativas criadas com cada vazamento surreal do desempenho das novas CPUs - é possível que alguns clientes estejam esperando para ver suas outras opções. 

- Continua após a publicidade -

Outra possibilidade é um atraso inesperado na produção “ininterrupta” de seus produtos. Se a AMD sofresse algum tipo de problema na produção de suas soluções para clientes, o maior candidato para ser “cortado” da line-up seria o Threadripper, pois além de ser aquele que atende uma demanda muito específica, é o produto que dá a menor fatia de lucro também. Por tanto, parar sua produção para não afetar o lançamento de outros produtos acaba sendo o mais viável. Vale lembrar que os Threadripper de 2ª geração não foram lançados há tanto tempo e ainda podem atender as necessidades dos seus clientes também, apesar de serem fabricados na arquitetura Zen+ de 12nm.

De qualquer modo ainda não teve nenhuma confirmação por parte da AMD, o que significa que, mesmo que seja muito provável que realmente haja alguma alteração em seu planejamento, tudo não passa de especulação até o momento e deveremos ter mais informações sobre os Threadripper baseados em Zen 2 em breve

Via: Techpowerup, tweaktown
  • Redator: Lucas Alvaro Araujo

    Lucas Alvaro Araujo

    Lucas Alvaro virou jornalista pelo amor aos games e o desejo de escrever seus próprios roteiros para jogos com nota máxima no Metacritic. Apesar de ter atuado como designer e desenvolvedor de jogos durante dois anos, a paixão pela redação o trouxe para "os bastidores", onde está adquirindo experiência e aprendizado nos mais diversos segmentos da tecnologia. E é dessa forma que pretende se tornar especialista na área e descobrir o que fazer quando os robôs começarem a dominar o mundo.

Os jogos mais aguardados do segundo semestre de 2021

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.