Chipset X570 da AMD vai ser compatível com PCIe 4.0 e USB 3.2 gen2, segundo rumor

Enquanto as pessoas esperam pelo lançamento da próxima geração Ryzen de processadores da AMD, na arquitetura Zen 2, é válido lembrar que a empresa deve revelar também com o anúncio, na Computex 2019, um novo chipset. Seguindo a lógica das gerações anteriores das placas-mãe preparadas para processadores Ryzen, esse novo chipset deve se chamar X570, e não deve trazer uma revolução em suas tecnologias, afinal, teoricamente, os novos processadores ainda serão retrocompatíveis com os modelos anteriores de placas. O rumor da vez indica que as placas X570 serão compatíveis com PCIe 4.0 e USB 3.2 gen2.

A informação vem do Guru3D, que está citando "fontes novas", então é sempre bom um pouco de ceticismo. Mas não chega a ser um rumor absurdo. Podemos ver na tabela vazada acima, se for real, que o chipset X570 vai vir com 40 lanes PCIe, com algumas sendo compartilhadas com a interface SATA. O USB 3.2 Gen2 (mostrado na tabela como 3.1) poderia suportar até 8 portas, com mais 4 portas USB 2.0.

Para esclarecimento, vale lembrar que o USB mudou a nomenclatura recentemente para "facilitar" o entendimento de suas gerações:

O Guru3D reporta também que veremos mais diferenças entre os segmentos de placas nessa geração, com chipsets B550 não sendo compatíveis com PCIe 4.0, por exemplo. A nova geração da interface seria suportada apenas nas placas high-end X570.

- Continua após a publicidade -

Além disso, o rumor indica que os processadores Ryzen da terceira geração não vão ser retrocompatíveis com o chipset A320, das placas mais de entrada. E o rumor da vez fecha com uma previsão de disponibilidade: placas X570 devem chegar logo em julho, com as placas B550 chegando dois meses depois, em setembro.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Guru3D
Tags
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.