Vendas globais de HDDs registram queda de 12% no primeiro trimestre de 2019

Há um tempo foram revelados os números do atual mercado de SSDs que deixaram os consumidores bastante otimistas quanto às possíveis quedas de preços nos dispositivos de armazenamento. 

SSDs PCIe tem queda nos preços e tende a substituir SATA 3 no mercado ainda este ano

Segundo um levantamento apresentado no começo do ano pelo Guru3D, os preços de determinados modelos de SSDs havia caído 11% dentro do período de um ano, nos Estados Unidos, e a tendência é que esse valor continuasse em queda o resto de 2019. Uma pesquisa recente feita pela consultoria e analista de mercado tecnológico,  DRAMeXchange - divisão de memórias e armazenamento da TrendForce - concluiu que os preços das memórias NAND e SSD devem cair pelo menos 50% ainda este ano. Essa expectativa vem ganhando mais forças a cada dia. O reflexo do crescimento de adesão dos SSDs pode ser visto nos resultados de vendas dos HDDs no primeiro semestre de 2019.

A consultoria de mercado Trendfocus teve acesso ao relatório de vendas globais de HDDs no primeiro trimestre de 2019 e revelou que as vendas caíram quase 13% neste período. Os números são constituídos por HDDs para usuários domésticos de 3,5 polegadas para desktops (incluindo externos) e de 2,5 polegadas (notebook/mobile). Também foram somados os números das vendas dos dispositivos de 3,5 e 2,5 polegadas para clientes corporativos, onde apresentou a maior surpresa. 

Os HDDs para usuários domésticos de 3,5 polegadas tiveram uma queda de quase quatro milhões de unidades, chegando apenas 24,5 milhões de vendas. Já os de 2,5 polegadas apresentaram uma demanda bem mais fraca, com queda de seis milhões de unidades, vendendo 37 milhões no mundo todo

- Continua após a publicidade -

Em compensação o mercado corporativo apresentou uma melhora nas vendas. No total foram 11 milhões de unidades vendidas, quase um milhão de unidades a mais que o último registro de 2018. Boa parte dessa procura foi feita por empresas de hiperescala.

Apesar do relatório abordar os números como “vendas diretas”, os resultados foram feitos a partir de métricas de vendas para estoques. Ou seja, os números apresentados não representam o consumidor final, mas sim o mercado tecnológico do qual os usuários fazem as compras (varejistas). No total, as vendas gerais dos HDDs caíram para 77 milhões no Q1 de 2019 - equivalente a 12%. 

Com esses resultados é possível que em breve vejamos os SSDs se tornando cada vez mais acessíveis, enquanto os HDDs cada vez mais caros ou no mínimo com foco para clientes de TI - se tornando menos acessível para clientes domésticos.

SSDs atingem menor preço da história após seguidas quedas

- Continua após a publicidade -

Outro fator que pode ajudar a tornar isso possível é a chegada de MicroSDs que entregam grandes capacidades e velocidades, similares aos desempenhos de alguns SSDs. Claro que seus preços ainda são exorbitantes, mas, a longo prazo, pode ser outro fator decisivo para o mercado de memórias e a popularização dos SSDs.

Via: guru3d, tomshardware, storagenewsletter
Assuntos
Tags
SSD
  • Redator: Lucas Alvaro Araujo

    Lucas Alvaro Araujo

    Lucas Alvaro virou jornalista pelo amor aos games e o desejo de escrever seus próprios roteiros para jogos com nota máxima no Metacritic. Apesar de ter atuado como designer e desenvolvedor de jogos durante dois anos, a paixão pela redação o trouxe para "os bastidores", onde está adquirindo experiência e aprendizado nos mais diversos segmentos da tecnologia. E é dessa forma que pretende se tornar especialista na área e descobrir o que fazer quando os robôs começarem a dominar o mundo.

Os jogos mais aguardados do segundo semestre de 2021

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.