AMD turbina quantidade de cache do Bulldozer Orochi de 8 núcleos

Os microprocessadores de 8 núcleos da AMD da geração Orochi baseados na arquitetura Bulldozer sofreram um substancial upgrade em se tratando de quantidade de memória cache.

Enquanto que os atuais hexa-cores possuem 9MB de cache, as futuras CPUs da geração Orochi receberam um aumento de 77%, totalizando assim 16MB!

De acordo com documentos que o pessoal do Xbitlabs teve acesso, os processadores de 8 núcleos da AMD contarão com 8MB de memória unificada L3 e outros 8MB de L2, sendo 2MB para cada um dos 4 módulos dual-core.


(Die do AMD Orochi)


- Continua após a publicidade -

A boa notícia é que um cache L2 maior garantirÁ maior performance à nova geração de processadores em se tratando de aplicações single-threads, se comparada com as atuais CPUs da companhia, que contam com apenas 512KB. JÁ um L3 mais "parrudo" maximizarÁ a largura de banda de memória do sistema, resultando novamente em ganho de desempenho em relação às arquiteturas Stars/Greyhound.

Para quem ainda não sabe, a nova geração Orochi serÁ voltada para servidores e PCs de alto desempenho com HyperTransport 3.1 e nova controladora de memória dual channel DDR3. O chip, baseado na arquitetura Bulldozer, terÁ os núcleos encapsulados em 4 módulos, cada um composto de dois núcleos inteiros independentes que compartilham as funcionalidades e recursos de fetch, decode e L2, com registradores dedicados, uma unidade de ponto flutuante com 2 canais FMAC de 128 bits com um registrador FP.

Assuntos
Tags
  • Redator: Filipe Braga

    Filipe Braga

    Filipe Braga é um cearense extremamente simpático formado em Ciências da Computação e apaixonado por computadores e tecnologia em geral. Também participa de reviews de hardware, especialmente placas de vídeo, processadores e placas mãe.

Qual vai ser o melhor game de outubro de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.