Intel Knights Ferry (Larrabee) posa para fotos

O pessoal do ComputerBase teve acesso a uma versão protótipo do Knights Ferry,  plataforma de desenvolvimento voltado para a computação de alto desempenho (HPC) da Intel.

O Knights Ferry faz parte da arquitetura MIC (Many Integrated Core), baseado no projeto Larrabee, e estÁ sendo disponibilizado para um seleto e restrito grupo de desenvolvedores e companhias.

O super processador, com cara de VGA, conta com 32 cores, cada um rodando a 1.2Ghz, com 8MB de memória cache, 1-2GB de memória GDDR5, com o processamento de 4 threads por núcleo, totalizando assim 128 threads por ciclo de clock.

- Continua após a publicidade -

Para quem achou muito, a Intel planeja um "irmão maior" para o Knights Ferry, chamado Knights Corner. Previsto para 2012, o super processador terÁ mais de 50 núcleos e litografia em 22nm.

A arquitetura MIC reafirma que o projeto Larrabee definitivamente não morreu. Contudo, o seu foco parece ter sofrido uma grande guinada, mudando do processamento de jogos, para a computação científica, tendo assim como competidores, a NVIDIA Tesla e a AMD FireStream.


Assuntos
Tags
  • Redator: Filipe Braga

    Filipe Braga

    Filipe Braga é um cearense extremamente simpático formado em Ciências da Computação e apaixonado por computadores e tecnologia em geral. Também participa de reviews de hardware, especialmente placas de vídeo, processadores e placas mãe.

Qual vai ser o melhor game de setembro de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.