APU da AMD para PS5 e novo Xbox já estaria quase pronta para fabricação

A Accelerated Processing Unit (APU) da AMD que deverá ser utilizada nos consoles de próxima geração da Sony e da Microsoft já estaria na fase final de design e muito próxima de entrar na fase de produção. Uma versão do hardware em processo de amostra de qualificação foi encontrada pelo conhecido vazador Tum_Apisak, mas ainda não há confirmação de qual base de dados veio a informação.

Site oficial: Soluções AMD Embedded

De acordo com o site Tom's Hardware, a APU que será utilizada no PlayStation 5 e no Xbox de próxima geração estaria sendo desenvolvida sob o codinome AMD Gonzalo. Essa informação não foi confirmada por nenhuma fonte oficial, seja de dentro ou de fora da fabricante de hardware. Apesar disso, é certo que ele será um System-on-a-Chip customizado especificamente para servir as necessidades dos novos consoles.

Ainda segundo a notícia, a primeira vez que o SoC Gonzalo apareceu publicamente foi durante o mês de janeiro de 2019, na forma de uma versão de amostra de engenharia com o codinome "2G16002CE8JA2_32/10/10_13E9". Na época, não tinha como saber se o seu processador era baseado na arquitetura Zen+ ou na versão Zen 2 dos núcleos de atual geração da AMD.

A expectativa é de que o AMD Gonzalo vai trazer 8 núcleos físicos rodando num clock base de 1.0GHz e boost clock de 3.2GHz. Já o componente de processamento gráfico do SoC deverá ser o Navi 10 Lite rodando a 1.0GHz. Fora isso, há poucas informações sobre as especificações do chipset que irá impulsionar o PlayStation 5 e seu principal rival.

- Continua após a publicidade -

O chipset customizado da AMD também apareceu na base de dados do benchmark 3DMark, nessa ocasião na forma de uma amostra de qualificação – versão mais avançada do hardware. No teste de desempenho, o SoC Gonzalo apareceu com um código diferente: "ZG16702AE8JB2_32/10/18_13F8". Mesmo assim, ele trazia as mesmas especificações de sua revisão anterior.

Via: Toms Hardware
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation 1. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia. Formado jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

Os jogos mais aguardados do segundo semestre de 2021

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.