AMD anuncia segunda geração Ryzen Pro e Athlon Pro para notebooks e ultrafinos

A AMD anunciou hoje a segunda geração de seus processadores para uso profissional baseados na microarquitetura Zen, os modelos da linha Ryzen Pro e Athlon Pro. São no total quatro processadores, com modelos que vão do modesto dual-core Athlon Pro 300U até o mais robusto quad-core Ryzen 7 Pro 3700U, todos equipados com gráficos Radeon Vega.

O principal diferencial da linha Pro é uma série de recursos de segurança voltados a profissionais que precisam de proteção adicional aos dados sensíveis presentes em seus notebooks. Pra isso esses modelos vem equipados com diversos recursos de segurança que evitam ação de malware em múltiplas etapas como a inicialização do hardware até o início da ação do sistema operacional. De acordo com a AMD, essa família de processadores é a única a trazer a encriptação total da memória como recurso padrão 

Nos comparativos de performance, a empresa apresentou ganhos perceptíveis na comparação com os modelos da geração anterior, com grandes saltos quando o comparativo é feito com os processadores mais antigos da séria A entram no gráfico. No comparativo com os modelos da concorrente Intel as diferenças ficam estreitas em diversas aplicações de uso cotidiano, porém quando entra em ação o processamento gráfico surgem diferenças notáveis graças à GPU Vega que equipa esses novos modelos. 

- Continua após a publicidade -

Além da vantagem nos gráficos, a AMD também destaca que sua linha Pro cobre todo o line-up, partindo desde os modelos mais básicos com o Athlon até os mais avançados com o Ryzen 7 3700U, enquanto a Intel restringe seus recursos profissionais aos modelos mais potentes da linha Core i5 ou i7.

Os modelos Ryzen Pro e Athlon Pro ainda não possuem uma data de lançamento anunciada, mas a AMD já antecipou que terá modelos com da Lenovo e da HP equipados com esses novos chips. No Brasil a AMD firmou uma parceria com a Lenovo recentemente pra trazer notebooks finos e leves com Ryzen e Radeon. Já fizemos um pedido de um modelo para testes e estamos aguardando o envio para trazer nossas impressões.

Tags
amd
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

Os jogos mais aguardados do segundo semestre de 2021

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.