Índice do Artigo

Notícias

Líder da atual geração de consoles, Nintendo comemora 121 anos

Em 23 de setembro de 1889, quem poderia imaginar que uma modesta e desacredita fabricante de baralhos se tornaria ícone mundial dos jogos eletrônicos para consoles e hoje gozaria de prestígio por liderar a atual geração com folga considerÁvel? Essa é a Nintendo, a tradicional produtora japonesa que hoje comemora 121 anos de existência.

A empresa foi fundada por Fusajiro Yamauchi que, naquela época, tinha um pequeno negócio de cartas japonesas, ou baralhos. Com o passar do tempo, ainda tentou crescer na comercialização de grãos de arroz, produtos de brinquedo em gral, frota de tÁxis e chegou até a fundar uma rede de TV.

Mas foi na década de 70 que um modelo de negócio adotado pela companhia começou a se tornar absurdamente vÁlido e lucrativo: o de produtos eletrônicos. A partir daqui, a Nintendo começou sua jornada como uma das mais renomadas softhouses mundiais em temos de produção de sistemas e jogos de qualidade, como as badaladíssimas séries “The Legend of Zelda“, “Mario“, “Metroid“, “Pokémon” e “Donkey Kong“.

Recapitulando os videogames

Quando você lê o nome Nintendo, quais consoles logo vêm a sua cabeça? A empresa lançou, ao todo, oito sistemas, sendo cinco videogames caseiros (Nes, Snes, Nintendo 64, GameCube  e Wii) e três portÁteis (Game Boy, Virtual Boy e Nintendo DS).

{youtube::pjak4ByHnco}

Para os videogames, o Wii é de maior sucesso jÁ registrado pela companhia, com mais de 70 milhões de unidades espalhadas pelo globo. É também o sistema responsÁvel pelo retorno da Nintendo ao topo das vendas mundiais na atual geração de games, deixando para trÁs o amargurado passado de baixíssimas com o GameCube e da segunda posição do Nintendo 64 em relação ao primeiro Playstation.

Nos de bolso, a Nintendo sempre foi soberana absoluta. Nunca existiu concorrente à altura, que ameaçasse o seu reinado e prejudicasse o desempenho comercial da empresa – como aconteceu com os consoles. O Game Boy e o Nintendo DS são provas mais do que concretas dessa supremacia, com  mais de 115 e 133 milhões de aparelhos vendidos.

E você, leitor, jÁ teve ou possui algum videogame da Nintendo? Na sua opinião, qual o melhor jogo jÁ lançado pela companhia? E o que acha da onda atual dos controles sensíveis a movimento?

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções