Rumor indica Red Dead Redemption 2 no PC como exclusivo da Epic Games Store [Update]

Update: Como nós já imaginávamos, o rumor sobre Red Dead Redemption 2 na Epic Games Store é falso. O pessoal do DSOGaming descobriu uma outra postagem do perfil no 4chan que foi fonte de sua notícia original seguindo o mesmo modelo, mas "anunciando" Mario Odyssey para PC. Com isso, mesmo que faça sentido a Rockstar lançar seu novo game na plataforma e uma parceria entre Epic e Take-Two também seja algo dentro da realidade, é praticamente certo que não teremos um grande anúncio no dia 22 de abril. Deste modo, o caso tem como principal serventia aquecer o debate sobre jogos de third parties se tornando exclusivos em lojas no PC, enquanto Red Dead 2 em computadores continua sendo apenas um sonho.

Texto original: Um novo rumor bastante suspeito e improvável surgiu no fórum 4Chan nesta semana para abalar as estruturas da comunidade gamer do PC. De acordo com um relato bem detalhado feito pelo usuário BL3LKR, que alega ser um insider da indústria, o premiado Red Dead Redemption 2 será lançado para PC em breve e será exclusivo da Epic Games Store.

Segundo a publicação cheia de informações não confirmadas, o jogo será apresentado oficialmente para computadores no dia 22 de abril (o horário exato da revelação seria às 13h, no fuso de Brasília). Já o lançamento na plataforma estaria marcado para ocorrer em 9 de julho. Enquanto já existem indícios de que o jogo possui uma edição para PC em desenvolvimento, a novidade da vez está relacionada à distribuição do produto.

A Rockstar teria fechado uma parceria para a dona de Fortnite vender o blockbuster interativo exclusivamente na Epic Games Store, com a Take-Two ficando com todo o lucro vindo dos DLCs do título, sem nenhuma porcentagem dos conteúdos adicionais indo para a loja.

Verdade ou fanfic bem elaborada?


Imagem: Rockstar Games

- Continua após a publicidade -

Até o momento, a Rockstar e a Epic Games não comentaram sobre o assunto e como as informações sobre o responsável pelo "vazamento" são praticamente nulas, é bom ficar com os dois pés atrás em relação às informações.

Ao mesmo tempo que um acordo de exclusividade entre Take-Two e Epic Games é possível, o rumor pode ser um ótimo conto de fadas para inflamar ainda mais as discussões envolvendo a rivalidade entre a Steam e a criadora da Unreal Engine 4.

Nos últimos meses, a Epic Games anunciou contratos de exclusividade com diversos estúdios e publishers, com grandes jogos como The Division 2, Metro: Exodus e o futuro Borderlands 3 sendo vendidos somente na loja temporariamente. O diretor da plataforma, Tim Sweeney, também disse recentemente que vai continuar com esse sistema, o que alimenta a possibilidade de uma parceria para exclusividade de Red Dead Redemption 2.

Heavy Rain, Beyond: Two Souls e Detroit: Become Human
vão chegar ao PC pela Epic Games Store

- Continua após a publicidade -

Do lado da Rockstar e Take-Two, o principal argumento que leva a crer na possível parceria com a Epic Games são os preços praticados pela empresa. A Steam tem um sistema que fica com uma fatia de cerca de 30% da grana vinda das vendas do game. Mesmo ainda estando incompleta e perdendo em recursos para a plataforma da Valve, a loja de Tim Sweeney possui uma divisão de lucros mais vantajosa para os estúdios.

Os limites da exclusividade no PC


Imagem: Rockstar Games

Enquanto ainda temos zero confirmações vindas dessa história bem suspeita, podemos tirar desse caso uma discussão pertinente: quais os limites da exclusividade de games no computador?

Apesar de muitos usuários estarem irritados e até promoverem boicotes contra a Epic Games Store por causa da ausência de recursos na plataforma e suas práticas de mercado questionáveis, a empresa já registrou alguns números positivos com sua estratégia.

Segundo dados divulgados durante a GDC 2019, o game Metro: Exodus, que foi um dos primeiros a gerar debates sobre exclusividade no PC, vendeu duas vezes mais cópias na Epic Games Store do que Metro Last Light quando foi lançado na Steam, algo que com certeza animou a distribuidora Deep Silver.

No caso de Red Dead Redemption 2, a dúvida que fica é: o jogo tem poder o suficiente para fazer jogadores mais hardcores darem uma chance para a Epic Games Store? Enquanto essa história não vai para frente e o suposto lançamento ainda é considerado rumor, fica aqui o questionamento:

Qual vai ser o melhor game de novembro de 2019?

Death Stranding
39.05%
Star Wars Jedi Fallen Order
26.24%
Pokémon Sword & Shield
18.6%
Need for Speed Heat
8.68%
Shenmue 3
4.13%
Just Dance 2020
1.65%
Mario & Sonic nas Olimpíadas 2020
1.65%

Total de 484 votos

Atualmente, Red Dead Redemption 2 está disponível no PS4 e Xbox One. Confira nossa análise com o game. 

Via: DSOGaming
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

Os jogos mais aguardados do segundo semestre de 2021

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.