Vaza apresentação e design das placas da Intel: o futuro são múltiplas GPUs no Intel Xe

Um vazamento dos grandes parece ter acontecido nesse final de semana, onde uma suposta apresentação interna da Intel foi divulgada na internet. A apresentação tinha como tópico a nova geração de placas de vídeo da Intel, a Intel Xe, e a metodologia que a empresa irá utilizar em suas GPUs. E o futuro do Intel Xe são múltiplos chips gráficos combinados.

O "e" sempre escrito em exponencial nas artes do Intel Xe indica essa combinação de múltiplas GPUs de forma integrada, utilizando uma API (chamada de OneAPI) para unir os núcleos e fazer com que o sistema "enxergue" as múltiplas GPUs como uma só e escalar de forma linear. A apresentação mostra uma tela hipotética com 4 GPUs, sendo que a Intel deve começar com uma dual-GPU em 2020 ampliando para as quatro em um projeto em 2021 e chegando a até 8 em 2023.

A solução de múltiplas GPUs não é novidade na indústria, e tanto Nvidia quanto AMD possuem essa abordagem. O problema é que a combinação não escala de forma linear, com dois chips gráficos entregando o dobro do desempenho que um. O plano da Intel é contornar essa dificuldade criando uma API que torne coerente a combinação para o sistema operacional, independente do número de chips usados, que seguirão sendo "entendidos" como um só pelos softwares.

Além das apresentações, o WCCFTech também teve acesso a um primeiro teaser que mostra a futura placa da empresa. Aparentemente há os encaixes prontos para resfriamento líquido:

- Continua após a publicidade -

De acordo com as fontes do WCCFTech, que são a origem desse vazamento, o primeiro modelo equipado com o Intel Xe, potencialmente um Intel X², trará por padrão dois modos, um com clocks mais moderados para atender a maioria dos consumidores e outros com um modo Turbo Boost, que entra em ação quando é conectada as saídas de liquid cooling e possibilita a clocks na casa dos 2.7GHz em ambas as GPUs.

Outra informação não confirmada que a fonte cedeu ao WCCFTech é que a nova placa chegaria por um preço mais barato que qualquer modelo disponível no mercado. Atualmente a placa high-end da AMD, a Radeon VII, tem preço sugerido de US$ 700, enquanto a RTX 2080 Ti foi anunciada por US$ 1099.

Fonte: WCCFTech
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

Os jogos mais aguardados do segundo semestre de 2021

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.