Chairman e ex-CEO da Sony, Kaz Hirai vai se aposentar em junho

O presidente do conselho de administração (chairman) e ex-CEO da Sony, Kaz Hirai, anunciou que irá se aposentar ainda neste semestre, no dia 18 de junho. O executivo estava há 35 anos na companhia e foi fundamental na reviravolta nas finanças da companhia no começo da década, quando seus negócios de televisores e smartphones estavam enfrentando grandes dificuldades.

Chefe da Sony Kaz Hirai vai deixar seu cargo em abril

"Hirai-san e eu trabalhamos juntos em reformas no gerenciamento desde dezembro de 2013. Enquanto ele vai se aposentar [do cargo de] chairman e de nosso conselho de diretores, nós estamos ansiosos para a continuação de seu suporte de alto nível para o gerenciamento da Sony, o que encompassa toda nossa gama de diversos negócios".
- Kenichiro Yoshida, CEO e presidente da Sony

Apesar de sua aposentadoria da vida diária na companhia, Hirai não irá se afastar completamente da Sony. Ele ainda irá atuar de maneira ocasional como um "conselheiro sênior" para a empresa, quando sua ajuda for solicitada pelos executivos.

"Desde que passei o bastão de CEO para Yoshida-san no último mês de abril, como chairman da Sony, eu tive a oportunidade de tanto garantir uma transição suave quanto proporcionar o suporte para o gerenciamento da Sony. Estou confiante que todo mundo na Sony está totalmente alinhado sob a forte liderançade Yoashida-san e estão prontos para criar um futuro ainda mais brilhante para a Sony. Portanto, eu decidi me aposentar da Sony, que tem sido parte da minha vida pelos últimos 35 anos. Eu gostaria de estender minha maior gratidão a todos os nossos funcionários e acionistas, que me suportaram através dessa jornada".
- Kaz Hirai, presidente do conselho de administração da Sony

- Continua após a publicidade -

Kaz Hirai entrou na CBS/Sony Inc. em 1984 para trabalhar na área de marketing de música internacional em no Japão. Ele se mudou para a divisão PlayStation da Sony Computer Entertainment America (SCEA) em 1995 e se tornou presidente e diretor de operações dessa área da companhia. Em 2006, ele se tornou o executivo responsável pela marca PlayStation em todo o mundo.

Só em 2012 que Hirai chegou ao comando de toda a Sony Corporation, ao ser nomeado presidente de diretor executivo (CEO) da companhia. Desde então, ele coordenou a empresa durante o lançamento do PlayStation 4, console de estrondoso sucesso com um número de 91,6 milhões de unidades vendidas até dezembro de 2018. Isso o coloca como o 6º videogame mais vendido da história, acima dos 39 milhões do Xbox One e os 32 milhões do Nintendo Switch, seus concorrentes no mercado hoje.

Via: Polygon, The Verge
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation 1. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia. Formado jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.