AMD diz que vai continuar usando silício em suas CPUs por pelo menos mais dez anos

A AMD informou que não vai mais inserir "materiais exóticos" em seus CPUs, pelo menos em um período de sete a dez anos. O comunicado foi durante a conferência Rice Oil and Gas HPC, onde Forrest Norrod, vice-presidente sênior do grupo de centro de dados da AMD, disse que por mais que o grafeno possa ser usado no futuro da computação, o silício ainda é uma aposta mais certeira, e que as expectativas é que demore cerca de 10 anos para a densidade chegar a 3nm.

AMD traz novos detalhes de roadmap e CEO já fala em 5nm

Até agora, o tempo médio entre as transições feitas está ocorrendo em um período de quatro ou cinco anos dependendo de como a tecnologia é desenvolvida. Se considerar que é necessário duas etapas para passar primeiramente para 5nm e depois chegar a 3nm o tempo estimado máximo é de 10 anos. Nesse período Norrod diz que a AMD não vai se concentrar em alternativas para substituir o silício, falou também sobre o tempo para as transições estarem aumentando, algo que pode ser visto no gráfico abaixo:

O substituto mais provável para ocupar o lugar do silício é o grafeno, isso porque ele apresenta alta condutividade, mesmo com variação de temperatura, e também é muito resistente a comutação. As pesquisas indicam que ele vai ser capaz de alcançar velocidades de até Terahertz. Ele é considerado tão revolucionário quanto o plástico e o próprio silício.

Produção em massa de chips de 5nm vai começar no final de 2019 pela TSMC

- Continua após a publicidade -

Norrod fala também sobre a computação quântica, ele mostra cautela com o desenvolvimento desta nova tecnologia, e que a sua consolidação e desenvolvimento pode ocorrer no período de 10 a 100 anos. Não foi descartada a possibilidade da AMD desenvolver, mas aparentemente isso deve demorar alguns anos. Mesmo que a computação quântica tenha fins específicos e não substitua a "computação tradicional", é algo que pode ser desenvolvido em paralelo, com nichos separados.

Via: TechPowerUp
Tags
amd
  • Redator: Ana Luiza Pedroso

    Ana Luiza Pedroso

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.