Intel lança CXL 1.0 em novo consórcio - protocolo deve definir o futuro do PCIe 5.0

Depois de anos de desenvolvimento, a Intel fez hoje o lançamento oficial da versão 1.0 do CXL, o Compute Express Link em sua primeira geração, que deve definir o futuro do PCIe. Junto com o anúncio do novo protocolo, foi revelado também um novo consórcio de empresas para o seu desenvolvimento, que ajudarão no desenvolvimento e padronização da tecnologia em suas próximas gerações. O padrão foi "doado" para a associação, chamada CXL Consortium.

O CXL 1.0 chega para competir com outros padrões, como o NVLink da Nvidia ou o InfinityFabric da AMD. O protocolo anunciado hoje, no entanto, tem compatibilidade de pinos, além de ser também retrocompatível com o PCI-Express atual, além de usar uma interface elétrica e a mesma camada física do PCIe. Isso vai possibilitar que o CXL seja usado para o futuro da conexão, permitindo que o PCIe 5.0 atinja seu objetivo de oferecer bandas até duas vezes mais rápidas que o PCIe 4.0, como se espera a cada nova geração da tecnologia.

Entre as empresas envolvidas no CXL Consortium, se destacam na lista nomes como Microsoft, DellEMC, Google, Huawei e Facebook, além da gigante chinesa Alibaba. O objetivo é usar o CXL tanto como uma interface de slots e sockets para componentes como placas de vídeo e de outros tipos, quanto como uma interface integrada. Não foi informado quando veremos os primeiros produtos usando a tecnologia.

Fonte: TechPowerUp
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.