Patente da AMD indica nova tecnologia de shading para as Radeon RX Navi

Uma patente registrada em 2017 pela AMD foi descoberta recentemente e indica que a empresa tem planos para implementação de uma nova tecnologia de shading na próxima geração de suas placas gráficas. 

A tecnologia conhecida como Sombreamento de Taxa Variável (VRS) foi vista nas GPUs da Nvidia com arquitetura Turing na série RTX, recentemente. Agora, segundo a patente descoberta pelo Tom’s Hardware, A AMD teria planos de implementar o VRS na Radeon RX Navi,o que pode ser um ótimo indício para o futuro dos consoles também. 

Basicamente o VRS é uma tecnologia de aprimoramento de desempenho gráfico que ajuda a melhorar a qualidade de resolução em jogos através de alguns ajustes na renderização dos quadros. Isso significa que áreas onde o jogador tem o olhar mais focado (mais próximas ao centro) tenham um aumento no nível de detalhes, consequentemente levando as bordas a terem menos detalhamento e exigirem menos processamento gráfico. Assim, aproximando a qualidade geral da imagem em resoluções altas como 4K e 8K - mantendo o desempenho de processamento, mas aplicando cargas diferentes em pontos variados da imagem. 

Até o momento não houve declarações ou confirmações oficiais por parte da AMD sobre a implementação da tecnologia na sua nova geração de GPUs, mas existem dois pontos que reforçam o vazamento da patente para a aplicação do VRS nas Radeon RX Navi: a primeira seria a concorrência com a Nvdia que já implementou a tecnologia (além do ray tracing) em sua última arquitetura e a confirmação que a AMD está trabalhando nos consoles da próxima geração

Vazamento revela AMD Gonzalo: baseada em Zen 2 e Navi e deve estar no PS5 e próximo Xbox

- Continua após a publicidade -

  

Seria o momento perfeito para que a empresa liberasse esse avanço gráfico para que os desenvolvedores de games (incluindo ao mercado VR) e destacar a AMD e sua arquitetura baseada em Navi, tanto no PC quanto nos consoles.

Via: techpowerup, wccftech Fonte: tom's hardware
Tags
AMD
  • Redator: Lucas Alvaro Araujo

    Lucas Alvaro Araujo

    Lucas Alvaro virou jornalista pelo amor aos games e o desejo de escrever seus próprios roteiros para jogos com nota máxima no Metacritic. Apesar de ter atuado como designer e desenvolvedor de jogos durante dois anos, a paixão pela redação o trouxe para "os bastidores", onde está adquirindo experiência e aprendizado nos mais diversos segmentos da tecnologia. E é dessa forma que pretende se tornar especialista na área e descobrir o que fazer quando os robôs começarem a dominar o mundo.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.