Intel apresenta SoC Lakefield com CPU híbrida e GPU integrada de 11ª geração

A Intel apresentou o seu novo System-on-a-chip (SoC) Lakefield, que utiliza uma nova tecnologia de envelopamento 3D da fabricante para incluir novas combinações de hardware dentro de um mesmo chipset. De acordo com a companhia, é possível utilizar a técnica para criar SoCs menores para diferentes plataformas – incluindo a promessa de permitir novos designs inovadores para notebooks.

A princípio, o Intel Lakefield será composto de 4 camadas diferentes, posicionadas uma sobre a outra. Na parte inferior, fica o Die base e a memória cache da peça de hardware. Logo acima, a empresa implementou o chiplet de computação contendo CPU e GPU, ambos fabricados em litografia de 10nm.

As outras duas camadas do novo SoC da Intel trazem camadas de DRAM para servir como a memória principal do sistema. Com isso, não será necessário que as fabricantes de notebooks, tablets e PCs compactos implementem slots de RAM na placa-mãe, liberando espaço para outros componentes ou melhor resfriamento.

A CPU do chipset é capaz de ter um design híbrido, com a primeira versão do Lakefield trazendo um total de 5 núcleos. Eles são configurados de maneira parecida com os de smartphones contemporâneos ao trazer 4 cores pequenos, projetados para maior eficiência energética. Complementado-os estará um núcleo de maior desempenho com arquitetura Sunny Cove.

- Continua após a publicidade -

Para completar, o chip gráfico do Lakefield será o Intel UHD Graphics de 11ª geração, trazendo 64 unidades de execução. Benchmarks oficiais da GPU ainda não foram divulgados, mas testes vazados indicam que ela terá desempenho superior ao da AMD Vega 10.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: WCCF Tech
Tags
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation 1. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia. Formado jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.