Kinect agora é um periférico para desenvolvedores no PC, o Azure Kinect Developer Kit

O Kinect pode não ter sido o acessório mais amado do mundo quando a Microsoft forçou sua venda na caixa do Xbox One, mas sua tecnologia segue sendo bastante explorada em outros segmentos da tecnologia, principalmente na pesquisa e desenvolvimento. É por isso que agora o periférico evoluiu para uma nova versão: o Azure Kinect Developer Kit.

Microsoft finalmente decide encerrar fabricação do Kinect de maneira oficial

Levando "Azure" até no nome, fica claro que essa nova versão do Kinect usa o famoso "poder da nuvem" para funcionar. A Microsoft recomenda seu uso especialmente para o desenvolvimento de Inteligência Artificial. Usando a plataforma Azure, o Kinect vai demandar menos performance dos sistemas locais em suas aplicações, usando IA na profundidade de imagens ou sendo pareado com outros Kinects dessa nova geração para criar o mapeamento 3D de um ambiente, por exemplo.

O Azure Kinect Developer Kit vem com todos os sensores do Kinect tradicional, um conjunto de sete microfones e uma câmera RGB de 12MP, além da câmera de profundidade de 1MP, com sensor ToF (time-of-flight). 

O gadget acaba de ser anunciado no mercado, pelo preço sugerido de US$ 399, mas o acessório já está sendo usado em alguns locais. A marca Ocuvera, por exemplo, criou um sensor especializado para cuidados hospitalares usando a nova versão do Kinect. Ele foi programado usando IA para detectar quando um paciente está para cair e alertar o pessoal responsável para prestar socorro antes mesmo que o tombo aconteça.

- Continua após a publicidade -

O produto vai ser inicialmente disponibilizado apenas nos EUA e China.

Fonte: The Verge
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.