SK Hynix divulga detalhes do primeiro módulo DDR5, ainda em desenvolvimento

A SK Hynix divulgou nessa semana detalhes técnicos de seu primeiro componente DDR5. O padrão ainda está em desenvolvimento pelo Jedec, o grupo de empesas de tecnologia responsável por padronizações de memória, mas essa divulgação oficial pode indicar que teremos algum anúncio maior em breve.

No mês passado, janeiro, a empresa já havia anunciado que estava trabalhando nos módulos DDR5, para ter seus primeiros produtos comerciais chegando logo no ano que vem. A promessa da nova geração de memórias é ter até o dobro de banda e densidade do que o DDR4, que é um padrão que provavelmente ainda não é usado pela maioria dos usuários domésticos.

O desenvolvimento do padrão DDR5, como mostrado nas imagens, parece especialmente focado em clocks e velocidades maiores. Algumas das técnicas descritas foram implementadas para reduzir oscilações do clock e outros problemas quando a memória opera em ciclos elevados. 

Mas a geração DDR5 segue como "em desenvolvimento" para o grupo Jedec. Outro tipo de memória divulgado recentemente por seus representantes foi a versão para dispositivos móveis da RAM, que chegou à sua geração LPDDR5 oficialmente neste mês, mas ainda não tem uma previsão para aparecer em aparelhos no mercado.

Fonte: Guru3D
Assuntos
Tags
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.