Intel lança encoder open source baseado em CPU para o codec AV1

A Intel disponibilizou nessa semana seu novo encoder baseado na CPU para o uso do codec de vídeos da próxima geração, o AV1. O codec é open source e foi criado para ajudar na popularização da adoção e implementação do AV1, já que a Intel é um dos principais membros fundadores da Alliance for Open Media (AOM), o grupo organizado de empresas para o desenvolvimento do codec.

O encoder open source da Intel baseado em CPU para AV1 se chama Scalable Video Technology AOMedia Video 1, podendo ser abreviado como SVT-AV1. Ele é compatível com Linux, macOS e Windows e chega com o objetivo de se tornar a referência em encoders para AV1 baseados no processador.

O codec AV1, no entanto, ainda está um pouco distante da realidade do público mainstream e, assim sendo, o SVT-AV1 exige um sistema de nível industrial. As especificações recomendam processadores Skylake ou Xeon com um total de 112 threads trabalhando em conjunto e, pelo menos, 48GB de RAM, para a realização do encoding de vídeos de 10-bit em 4K. 

O AV1 deve chegar para substituir o h.264 e, até certo ponto, o HEVC no futuro. O novo codec traz melhorias em relação aos já disponíveis, é royalty free e, mais importante, tem recebido extenso suporte da indústria da tecnologia devido ao peso do grupo AOM. Possivelmente as principais companhias que trabalham com vídeo e streaming vão acabar adotando o AV1 quando ele estiver pronto.

Fonte: Tom's Hardware
Tags
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.