Blackblaze publica estatísticas dos HDs mais confiáveis e dos que mais falham

A firma especializada em armazenamento de dados, Blackblaze, divulgou sua estatística anual dos HDs que tiveram melhor durabilidade em seus datacenters e dos que apresentaram mais falhas. Esse relatório dá uma ideia de quais marcas estão conseguindo fabricar produtos com menos falhas – ao menos em ambientes de alta densidade de dados.

Mesmo assim, é possível extrapolar em parte esses resultados para produtos mainstream, afinal eles compartilham muitas tecnologias com suas contrapartes corporativas. A Blackblaze utiliza apenas HDs de 4TB ou maiores, com o maior modelo da lista sendo o Toshiba MG07ACA14TA, de 14TB.

Até o final de 2018, a companhia utilizou e monitorou 104.954 discos rígidos para armazenamento de dados. Para o seu relatório anual, a Blackblaze considerou apenas aqueles HDs que tiveram 45 ou mais unidades utilizadas diariamente – ou seja, unidades para testes foram excluídas.

Talvez o destaque mais positivo da lista foi o HGST HMS5C4040BLE640 de 4TB, que teve uma taxa de falha anual de 0,36% – isso de uma amostra consideravelmente grande, de 14.550 unidades. Também fica em evidência o Toshiba MD04ABA5000V de 5TB, que não teve nenhuma falha no período equivalente a 16.335 dias de drive.

Na parte mais negativa da lista está o Seagate ST4000DM000 de 4TB, que teve taxa de falha de 2,13%. Sua amostra foi uma das maiores, com 23.236 drives, que apresentaram 581 falhas – o maior número absoluto de 2018. A maior taxa de falhas ficou por conta do Toshiba MG07ACA14TA de 14TB, com 3,03% de falhas no uso de 1.205 unidades.

Via: Guru3D
Tags
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation, época em que também se divertia com o Super Nintendo dos outros. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia também. Apesar disso, nunca conseguiu largar a preferência por jogos de corrida e de esporte, principalmente os de futebol. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

O que você prefere?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.