PCIe 5.0 chega à sua versão 0.9 e deve aparecer em dispositivos comerciais em breve

O PCI-SIG divulgou nessa semana a ratificação da versão 0.9 do padrão PCIe 5.0, o que significa que devemos ver os primeiros produtos para o mercado empresarial em breve. O novo padrão alcança velocidades até duas vezes maiores que o PCIe 4.0, que mal vimos começar a ser implementado ainda na maioria dos dispositivos. 

Site oficial do PCI-SIG

O PCIe 4.0, que deve aparecer em breve na plataforma AMD Ryzen de terceira geração, oferece uma banda de até 64GBps, enquanto o PCIe 5.0 alcança os 128GBps. E não é que a nova versão do padrão chegou muito cedo, é a quarta que atrasou mesmo. O PCI-SIG tem um ciclo de aproximadamente dois anos para divulgação das novas versões da conexão, mas o PCIe 4.0 levou sete anos para começar sua introdução, em 2017.

A ideia do PCI-SIG é que o 4.0 e o 5.0 vão coexistir por um bom tempo. O PCIe 4.0 deve ser ainda popularizado em computadores domésticos, enquanto o PCIe 5.0 vai ser usado em dispositivos que exigem o máximo de suas conexões, como GPUs para trabalho com IA e aplicações em rede. 

A organização pretende ratificar a versão final 1.0 do PCIe 5.0 ainda neste trimestre, e os primeiros dispositivos compatíveis devem chegar este ano, com uma disponibilidade mais abrangente a partir de 2020.

- Continua após a publicidade -

Fonte: Tom's Hardware
Assuntos
Tags
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

O que você pesa mais quando escolhe sua plataforma para jogos?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.