Índice do Artigo

PC Games

Quake 2 ganha ray tracing em tempo real em projeto independente Q2VKPT

Quake 2 se tornou o primeiro jogo do mundo completamente renderizado com ray tracing em tempo real e iluminação dinâmica. Bom, talvez não o Quake 2 original, mas uma nova versão dele, chamada Q2VKPT e feita em cima da engine original do jogo, a Q2PRO.

YouTube video

O criador do projeto chama-se Christoph Schied e ele afirma que o game roda a 60fps em resolução de 2560 x 1440p numa RTX 2080 Ti, o que na verdade está até abaixo do que seria de se esperar de um jogo tão antigo. Mas, conforme explica Schied:

O custo computacional das técnicas usadas no protótipo de Q2VKPT depende principalmente do número de computações de distribuição (indireta) de luz e o número de fontes de luz. Quake 2 já foi criado com várias fontes de luz quando foi lançado pela primeira vez, nesse sentido ele ainda é um jogo bem moderno. Também, o número de eventos de distribuição de luz não depende da complexidade da cena.

YouTube video

Q2VKPT usa a API Vulkan e sua renderização, na verdade, é em cima de path tracing, uma forma mais complexa do ray tracing. Tudo isso é explicado por Schied em detalhe na página do projeto, onde ele fala bastante de como chegou ao resultado que podemos ver nos vídeos e imagens deste post. E claro, na página oficial você encontra também o link para download do jogo, mas lembrando que provavelmente ele não vai rodar bem se você não tiver uma RTX.

Fonte: WCCFTech

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções