AMD Radeon VII virá com capacidades de computação FP64 parcialmente desabilitadas

A próxima placa de vídeo topo de linha da AMD, a Radeon VII, virá com suas capacidades de processamento de computação FP64 (Double-precision floating-point format) parcialmente desabilitados, resultando em desempenho menor do que o esperado para tarefas científicas. Como os games são programados para se aproveitar do processamento FP32 (single-precision floating-point format), isso não afetará o desempenho da Radeon VII em jogos.

Site oficial: AMD Radeon VII

Por outro lado, esse corte nas capacidades da GPU diminui consideravelmente seu custo/benefício para o uso em pesquisas científicas. Para esse fim, a AMD comercializará a Radeon Instinct MI50, que tem suas capacidades e drivers mais refinados para casos de uso como aprendizado de máquina e processamento de códigos em paralelo.

Site oficial: AMD Radeon Instinct MI50

De acordo com o site Tech Gage, esse foi exatamente o motivo que levou a AMD a restringir as capacidades FP64 da Radeon VII. A equipe do site afirma ter entrevistado um representante da fabricante, que afirmou que a decisão foi tomada exatamente para evitar a canibalização de seus modelos no mercado.

Vale lembrar que a Radeon VII possui 13,8TFLOP/s de desempenho FP32. Pela lógica, a GPU deveria ter cerca de 6,7TLFOP/s de performance FP64, igualando a Instinct MI50. Com as restrições impostas pela AMD, porém, a Radeon VII acabou ficando com 860GFLOP/s FP64.

Via: TechPowerUp Fonte: Tech Gage
Tags
amd
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation, época em que também se divertia com o Super Nintendo dos outros. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia também. Apesar disso, nunca conseguiu largar a preferência por jogos de corrida e de esporte, principalmente os de futebol. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

O que você prefere?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.