Linux 4.21 terá otimizações para processadores AMD Epyc Rome baseados em Zen 2 de 7nm

A versão 4.20 do Kernel Linux foi lançada antes do natal, como já estava previsto, e apresentou diversos recursos e melhorias que estavam sendo aguardadas a cada um dos sete releases candidates que eram disponibilizados antes da versão final. Agora o trabalho em cima do Linux 4.21 se intensificou e alguns dos recursos que devem se destacar na futura versão foram compartilhados. 

Supercomputador na Finlândia vai ter um total de 200.000 núcleos AMD Epyc "Rome" de 7nm

Uma das melhorias que foram relatadas pelo site Phoronix é o das novas otimizações para a arquitetura Zen 2, que podem ser encontradas nos processadores Epyc Rome da AMD. Esses processadores fabricados em 7nm chegam ao mercado no primeiro trimestre de 2019, mas a utilização do Infinity Fabric de segunda geração ainda causa um pouco de preocupação em relação ao desempenho de latência e largura de banda, já que o eixo do design é conectado por um projeto multi-chip com um die de I/O de 14nm que une oito chiplets de 7nm.

As novas extensões do Linux incluem algumas otimizações do Zen 2 QoS (Quality of Service) que monitoram e limitam o uso de recursos como o cache L3. Isso deve preparar o ECOS para receber melhorias no desempenho com a nova arquitetura dos processadores Zen 2. Vale lembrar que em novembro a AMD também lançou um patch de drive de temperatura para os processadores que devem ser melhorados para a versão 4.21.

Via: Tomshardware, Phoronix
Tags
AMD
  • Redator: Lucas Alvaro Araujo

    Lucas Alvaro Araujo

    Lucas Alvaro virou jornalista pelo amor aos games e o desejo de escrever seus próprios roteiros para jogos com nota máxima no Metacritic. Apesar de ter atuado como designer e desenvolvedor de jogos durante dois anos, a paixão pela redação o trouxe para "os bastidores", onde está adquirindo experiência e aprendizado nos mais diversos segmentos da tecnologia. E é dessa forma que pretende se tornar especialista na área e descobrir o que fazer quando os robôs começarem a dominar o mundo.

O que você prefere?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.