Jedec publica novo padrão de memórias HBM com até 24GB por stack

A Associação para Tecnologia de Estado Sólido Jedec publicou um novo padrão de memórias de vídeo HBM JESD235, que a própria organização classifica como "inovador". A grande novidade desta especificação está na possibilidade de maiores densidades, permitindo o uso de até 24GB de capacidade com velocidades de até 307GB/s por stack.

Site oficial: AMD Radeon RX Vega

Essa largura de banda é entregue através de uma interface de 1024-bits, que é dividida em 8 canais independentes para cada stack de DRAM. Para alcançar isso, os representantes da Jedec afirmam que focaram em extrair o máximo das tecnologias Wide I/O e TSV. 

Análise: Asus Radeon RX Vega Strix OC

O novo padrão ainda suporta stacks TSV de DRAM com largura de banda completa dos tipos "2-high", "4-high", "8-high" e "12-high". Isso permite uma flexibilidade para as fabricantes parcerias, que podem utilizar entre 1GB e 24GB por stack.

"HBM DRAM é usado em gráficos, computação de alta performance, servidores, networking e aplicações de cliente onde a largura de banda pico, a largura de banda por watt e a capacidade por área são métricas valiosas para o sucesso de uma solução no mercado. O padrão foi desenvolvido e atualizado com suporte de desenvolvedores líderes de GPU e CPU para ampliar a curva de crescimento da largura de bando do sistema além dos níveis suportados por pacotes de memória discretos tradicionais".
- Comunicado oficial da Jedec

- Continua após a publicidade -

Via: Videocardz
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation 1. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia. Formado jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

Você quer processadores da AMD com gráficos integrados

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.