Veja imagens históricas da GPU Rampage, da falecida 3DFX, rodando Max Payne e 3DMark 2001

Existiu uma época em que a internet ainda era mato, os computadores rodavam Windows 98 e uma empresa chamada 3DFX era uma das líderes do mercado de GPUs. No fim dos anos 90, a companhia brigava vorazmente com a Nvidia, mas passou por problemas financeiros e acabou sendo consumida pela rival no fim do ano 2000.

Antes de sua queda, a fabricante estava trabalhando na placa de vídeo Rampage, que prometia não apenas oferecer competição, mas superar a GeForce3, principal produto da Nvidia no começo do século. Devido à falência, o hardware nunca chegou ao mercado, mas agora temos novas imagens desse pedaço de história do mundo do hardware.

O DSOGaming compartilhou fotos de algumas unidades do projeto Rampage. As fotos foram cedidas por Martín Gamero Prieto, que está trabalhando em um livro sobre a história e legado da 3DFX. Segundo as informações compartilhadas pela fonte do site, alguns modelos da placa de vídeo ainda existem e até rodam jogos após algumas adaptações.

Além de mostrar o design da placa de vídeo, as fotos também exibem a Rampage em ação rodando o 3DMark 2001, o primeiro Max Payne e Unreal Tournament, um dos primeiros projetos de sucesso da Epic Games.

Para quem está interessado na história da 3DFX, que foi uma das empresas que definiu o mercado de processadores gráficos, o livro de Prieto promete ser uma grande fonte sobre o assunto. O autor fez uma pesquisa de dois anos sobre a história da companhia, que rendeu um livro de 200 páginas.

O autor está realizando uma campanha no Kickstarter e pretende alcançar US$ 18 mil na plataforma. No momento, já foram reunidos cerca de US$ 11 mil. O objetivo de Prieto é lançar a obra em 2019 nos idiomas inglês e espanhol. Você pode conferir mais informações sobre o conteúdo aqui.

Fonte: DSOGaming
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

Qual vai ser o melhor game de abril de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.