Índice do Artigo

PC Games

Veja imagens históricas da GPU Rampage, da falecida 3DFX, rodando Max Payne e 3DMark 2001

Existiu uma época em que a internet ainda era mato, os computadores rodavam Windows 98 e uma empresa chamada 3DFX era uma das líderes do mercado de GPUs. No fim dos anos 90, a companhia brigava vorazmente com a Nvidia, mas passou por problemas financeiros e acabou sendo consumida pela rival no fim do ano 2000.

Antes de sua queda, a fabricante estava trabalhando na placa de vídeo Rampage, que prometia não apenas oferecer competição, mas superar a GeForce3, principal produto da Nvidia no começo do século. Devido à falência, o hardware nunca chegou ao mercado, mas agora temos novas imagens desse pedaço de história do mundo do hardware.

O DSOGaming compartilhou fotos de algumas unidades do projeto Rampage. As fotos foram cedidas por Martín Gamero Prieto, que está trabalhando em um livro sobre a história e legado da 3DFX. Segundo as informações compartilhadas pela fonte do site, alguns modelos da placa de vídeo ainda existem e até rodam jogos após algumas adaptações.

Além de mostrar o design da placa de vídeo, as fotos também exibem a Rampage em ação rodando o 3DMark 2001, o primeiro Max Payne e Unreal Tournament, um dos primeiros projetos de sucesso da Epic Games.

Para quem está interessado na história da 3DFX, que foi uma das empresas que definiu o mercado de processadores gráficos, o livro de Prieto promete ser uma grande fonte sobre o assunto. O autor fez uma pesquisa de dois anos sobre a história da companhia, que rendeu um livro de 200 páginas.

O autor está realizando uma campanha no Kickstarter e pretende alcançar US$ 18 mil na plataforma. No momento, já foram reunidos cerca de US$ 11 mil. O objetivo de Prieto é lançar a obra em 2019 nos idiomas inglês e espanhol. Você pode conferir mais informações sobre o conteúdo aqui.

Fonte: DSOGaming

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções