Snapdragon 8cx é o novo processador da Qualcomm para notebooks

A Qualcomm apresentou o Snapdragon 8cx, o seu primeiro processador pensado desde a sua concepção para operar com notebooks. Do ponto de vista do marketing, a empresa diz que escolheu a letra "x" no nome da CPU para representar que se trata de um produto "extremo".

Site oficial: Processadores Qualcomm Snapdragon

Mesmo assim, não se trata de um produto pensado para laptops gamer, mas sim para laptops do tipo "sempre conectados" com Windows e computadores 2-em-1 (notebook e tablet).

Este é o maior processador que a Qualcomm já apresentou em termos de tamanho físico, e traz a combinação de CPUs e GPUs mais poderosas já fabricadas pela empresa.

Segundo a Qualcomm, esse é o primeiro processador de 7nm para uma plataforma de PC. Isso significa que a empresa bateu Intel, Apple e AMD nesta corrida. O Snapdragon 8cx ainda traz a promessa de uma "duração de bateria incrível" e conexão de internet 4G de até 2Gbps.

O novo chip utiliza 8 núcleos do tipo Kryo 495 – mais poderosos que os Kryo 485 presentes no Snapdragon 855 – e chega com a GPU Adreno 680. Ao utilizar essa versão mais parruda de uma arquitetura pensada para smartphones e tablets, a Qualcomm promete aumentar radicalmente a eficiência energética, mas sem comprometer o desempenho em aplicações interemdiárias.

O Snapdragon 8cx traz suporte a monitores 4K HDR e a carregamento rápido através de Quick Charge 4+. A expectativa é de que produtos com o novo processador cheguem ao mercado a partir do 3º trimestre de 2019.

Via: The Verge Fonte: Mundo Conectado
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation, época em que também se divertia com o Super Nintendo dos outros. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia também. Apesar disso, nunca conseguiu largar a preferência por jogos de corrida e de esporte, principalmente os de futebol. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

O que você prefere?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.