
SK Hynix desenvolve chip de memória DRAM DDR5 de 16Gb em litografia de 1Ynm
A fabricante SK Hynix anunciou que conseguiu produzir chips de memória DRAM DDR5 de 16Gb, os primeiros do tipo a conseguirem satisfazer os padrões JEDEC. Eles utilizam o mesmo processo de produção em 1Ynm presente em seu recém desenvolvido hardware DRAM DDR4 de 8Gb.
A empresa ainda foi capaz de reduzir a tensão de operações de 1,2V para 1,1V. Segundo o site Guru3D, isso resultou em redução de consumo energético de 30% em comparação com as memórias DDR4, da geração anterior.
"Com base nos avanços tecnológicos que permitiram a primeira DRAM DDR5 da indústria satisfazer os padrões JEDEC, com planos da SK Hynix para começar a produção em massa do produto a partir de 2020, quando o mercado DDR5 deverá ser aberto, para ativamente responder a demanda dos clientes".
- Joohwan Cho, vice-presidente da SK Hynix
De acordo com a companhia, a nova memória DRAM DDR5 traz uma taxa de transferência de dados de 5200Mbps. Ela é 60% superior em comparação com os 3200Mbps das memórias DDR4.
O instituto de pesquisa de mercado, IDC, avalia que a demanda por memórias DDR5 deverá crescer a partir de 2020. A nova tecnologia deve ser responsável por 25% do total do mercado de DRAM em 2021 e 44% em 2022.
Via: Guru3DCom o GeForce Now e o xCloud surgindo como opções, qual seu plano a médio prazo?