SK Hynix desenvolve chip de memória DRAM DDR5 de 16Gb em litografia de 1Ynm

A fabricante SK Hynix anunciou que conseguiu produzir chips de memória DRAM DDR5 de 16Gb, os primeiros do tipo a conseguirem satisfazer os padrões JEDEC. Eles utilizam o mesmo processo de produção em 1Ynm presente em seu recém desenvolvido hardware DRAM DDR4 de 8Gb.

A empresa ainda foi capaz de reduzir a tensão de operações de 1,2V para 1,1V. Segundo o site Guru3D, isso resultou em redução de consumo energético de 30% em comparação com as memórias DDR4, da geração anterior.

"Com base nos avanços tecnológicos que permitiram a primeira DRAM DDR5 da indústria satisfazer os padrões JEDEC, com planos da SK Hynix para começar a produção em massa do produto a partir de 2020, quando o mercado DDR5 deverá ser aberto, para ativamente responder a demanda dos clientes".
- Joohwan Cho, vice-presidente da SK Hynix

De acordo com a companhia, a nova memória DRAM DDR5 traz uma taxa de transferência de dados de 5200Mbps. Ela é 60% superior em comparação com os 3200Mbps das memórias DDR4.

O instituto de pesquisa de mercado, IDC, avalia que a demanda por memórias DDR5 deverá crescer a partir de 2020. A nova tecnologia deve ser responsável por 25% do total do mercado de DRAM em 2021 e 44% em 2022.

Via: Guru3D
Tags
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation, época em que também se divertia com o Super Nintendo dos outros. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia também. Apesar disso, nunca conseguiu largar a preferência por jogos de corrida e de esporte, principalmente os de futebol. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

O que você prefere?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.