Quadro RTX 4000 é primeira GPU profissional intermediária da Nvidia com Turing

A Nvidia apresentou sua nova placa de vídeo Quadro RTX 4000, a primeira GPU profissional intermediária com arquitetura Turing lançada pela fabricante norte-americana. Ela foi anunciada oficialmente durante o evento anual Autodesk University Conference, em Las Vegas.

Site oficial: Nvidia Quadro RTX 4000

O objetivo com o novo lançamento, segundo a própria Nvidia, é trazer a tecnologia de ray-tracing em tempo real para uma audiência maior de desenvolvedores, designers e artistas. Entre as áreas que a empresa tem como público-alvo estão manufatura, arquitetura, engenharia e criação de mídia.

A nova GPU possui 8GB de memória gráfica GDDR6, o que de acordo com a companhia traz 40% maior largura de banda em comparação com a Quadro P4000, da geração anterior.

Além disso, a Quadro RTX 4000 chega com 36 núcleos RT, exatamente a mesma quantidade de cores da placa gamer mainstream GeForce RTX 2070.

- Continua após a publicidade -

Para completar, ela ainda chega com 288 núcleos Tensor com 57 Teraflops de desempenho em aplicações de aprendizado profundo. Essa também é a mesma quantidade de Tensor da RTX 2070.

Além disso, a nova placa de vídeo da Nvidia possui mecanismos de codificação e decodificação de vídeo, que servem para acelerar a criação e playback para múltiplos streams de vídeos e resoluções de até 8K.

Via: TechPowerUp
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation 1. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia. Formado jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

Com o GeForce Now e o xCloud surgindo como opções, qual seu plano a médio prazo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.