Índice do Artigo

Hardware

WD começa a vender drive de expansão de memória Ultrastar ME200 para servidores

A Western Digital anunciou sua entrada no mercado de computação em memória ao revelar o lançamento do seu drive de extensão de memória Ultrastar DC ME200. De acordo com a companhia, o novo produto chega para expandir servidores corporativos e empresariais com capacidade de memória extra para processamento de dados em tempo real, escalabilidade de bancos de dados, cache de aplicativos e serviços em nuvem.

A promessa da fabricante com o Ultrastar DC ME200 é de trazer um bom desempenho sem perder de vista o custo/benefício. Para isso, eles oferecem uma solução semelhante à DRAM. Isso permite que as empresas consigam expandir seus conjuntos de memória em até 8x a capacidade da sua DRAM.

Site oficial: Western Digital Ultrastar DC ME200

“A exigência atual para análises mais rápidas, processamento de dados, serviços em nuvem e computação de alto desempenho (HPC, da sigla em inglês) está aumentando a demanda por computação em memória em diversas industrias, incluindo saúde, telecomunicações e TI, e varejo. Ao expandir a capacidade em memória, o drive de memória Ultrastar ajuda a aliviar o alto custo de adicionar DRAM extra, além de endereçar as limitações físicas dos slots DIMM disponíveis, onde a escalabilidade ou tem um custo proibitivo ou é quase impossível”.
– Ashish Nadkarni, vice-presidente do grupo IDC

Ou seja, a ideia por trás da tecnologia é oferecer uma solução mais barata para aumentar a capacidade de memória de acesso aleatório em servidores. Isso é ideal para programas e aplicativos como Redis, Memcached, Apache Spark e bancos de dados de grande escala.

“Como líder de infraestrutura de armazenamento, estamos constantemente inovando e fornecendo soluções que endereçam novas formas de capturar, preservar, acessar e transformar dados. O novo drive de memória Ultrastar é uma adição natural ao nosso portfólio corporativo de classe mundial, atendendo à crescente demanda dos clientes por aceleração de negócios e processamento de dados em tempo real nas plataformas de memória. Aproveitando nossa comprovada liderança tecnológica, experiência em data center e economias de escala, estamos oferecendo um novo paradigma para a computação em memória relacionado a tamanho, escala e relação custo-benefício da solução”.
– Mark Grace, vice-presidente de dispositivos da Western Digital

O Ultrastar DC ME200 é compatível com dispositivos PCIe que sejam utilizáveis com a maior parte dos servidores Intel x86. A solução da WD suporta interfaces de servidor NVME U.2 e PCIe AIC HL-HL. No momento, o produto está disponível e também passa por amostragem com clientes selecionados.

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções